Eleição da nova mesa diretora do TJ-BA acontecerá na primeira semana de novembro

Publicado:

Com o fim do biênio sob a gestão do desembargador Nilson Soares Castelo Branco na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a eleição da nova mesa diretora já tem data marcada. O Pleno fará a votação no dia 4 de novembro.

 

A votação para cada um dos cinco cargos é secreta e eletrônica.

 

Castelo Branco foi eleito para o biênio 2022-2024. A atual composição da mesa diretora ainda tem as desembargadoras Gardênia Duarte Pereira como 1ª vice-presidente e Márcia Borges Faria como 2ª vice-presidente, e os desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, como corregedor geral da Justiça; e Jatahy Júnior, corregedor das Comarcas do Interior.

 

RITO DE VOTAÇÃO 
A eleição para os cargos de presidente, 1ª e 2ª vice-presidência pode acontecer em dois turnos. São eleitos os desembargadores que obtêm a maioria absoluta dos votos, ou seja, metade mais um. Caso nenhum candidato alcance os votos exigidos é realizada nova votação entre os dois mais votados.

 

Já a eleição das Corregedorias ocorre em turno único, por por maioria simples. Havendo empate, é eleito o desembargador ou desembargadora mais antigo na carreira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recorre à Justiça por falta de água e alimentação para presos em delegacia de Cipó

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação civil pública devido à grave falta de água potável e alimentação para os detentos...

Jerônimo defende integração entre entes federativos e reclama de negacionismo na segurança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (6) que não há espaço para negacionismo na política de segurança pública do...