CNJ pede abertura de reclamação contra Moro por indícios de violações

Publicado:

O corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de um reclamação contra o ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR) e a juíza federal Gabriela Hardt, ex-titulares da Operação Lava Jato, para investigar”graves” indícios de violações praticadas no âmbito da força-tarefa. As informações são da Folha de S.Paulo.

A conduta de Moro nunca tinha sido investigada antes com maior profundidade, esta é a primeira vez. Se ele for punido, pode ficar com ficha suja e tornar inelegível.

Os possíveis crimes vão ser investigados pelo grupo da Polícia Federal (PF) que o corregedor está criando com o ministro Flávio Dino, do Ministério da Justiça.

 

A decisão de Salomão é baseada em um relatório preliminar da correição realizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na 13ª Vara Federal de Curitiba e na 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). As cortes decidiam os casos da operação em primeira e em segunda instância, respectivamente.

 

Moro e Hardt são suspeitos de terem promovido, entre 2015 e 2019, o repasse de R$ 2,1 bilhões à Petrobras sem critérios transparentes. O valor teria sido transferido antes mesmo do trânsito em julgado de parte das ações penais, em um processo instaurado de ofício que não incluiu a participação de réus e investigados, segundo Salomão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arma de fogo e mais de 42 kg de drogas são apreendidos pela PM em Irecê

Na quarta-feira, 20 de setembro, policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram uma operação em Irecê, no centro-norte da Bahia. Durante...

Morte de influenciador coloca plataformas na mira do governo francês

A morte de um influenciador francês, Raphael Graven, de 46 anos, durante uma transmissão ao vivo, chocou a França. O incidente ocorreu em...

Gilmar Mendes diverge em julgamento no STF e defende soltura de Robinho

O ministro Gilmar Mendes se posicionou de maneira divergente no julgamento dos embargos de declaração sobre o habeas corpus do ex-jogador Robinho, nesta...