Agentes ambientais de Alcobaça são capacitados para monitoramento e desova de tartarugas marinhas
O treinamento da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) de Alcobaça e de voluntários foi realizada numa parceria com o ICMBio/TAMAR.

Esse processo está capacitando voluntários e os credenciando junto ao Instuto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para atuação no monitoramento de desovas de tartarugas marinhas, inclusive, alimentando o sistema nacional com informações que são cruzadas para maior monitoramento desses animais em todo o litoral brasileiro.
Além das técnicas teóricas, a parte prática contou com procedimentos para o resgate e animais feridos e a construção de um berçário cercado para a transferência de ninhos e o acompanhamento dos nascimentos dos filhos, afim de contribuir na garantia da sobrevivência do maior número de tartaruguinhas alcobacenses possível.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Alcobaça, Daiane Mafra, “essa ação teve o objetivo de preparar os agentes ambientais do município e voluntários para procedimentos de monitoramento e manuseio de desovas de tartarugas marinhas”, disse.
CRIME AMBIENTAL: É proibido o trânsito de veículos (motos, bugres, etc.) nas faixas litorâneas demarcadas como áreas prioritárias para desova de tartarugas marinhas. Em Alcobaça, por exemplo, essa prática é considerada infração passível de penalidade, de acordo com a Portaria IBAMA N.° 10/1995.
Comentários Facebook