Governo envia avião da Presidência para resgatar brasileiros em Gaza

Publicado:

O governo brasileiro envia nesta quinta-feira (12/10) uma das aeronaves da Presidência da República para resgatar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bombardeada por Israel. O avião foi acionado em caráter de urgência, e decolará da Base Aérea de Brasília ainda na tarde de hoje.

 

É a sexta aeronave enviada ao Oriente Médio para atuar na repatriação de brasileiros. As outras, porém, foram destinadas a resgatar pessoas de Israel. A VC-2, modelo Embraer 190, tem capacidade para 40 passageiros. Aguardam resgate em Gaza 28 brasileiros.

 

A aeronave decolará para Roma, Itália, onde vai aguardar a janela de oportunidade para buscar o grupo de brasileiros no Egito. A operação de resgate prevê o transporte dos nacionais, de ônibus, para a cidade de Rafah. O governo egípcio, porém, ainda não autorizou a entrada do grupo pela fronteira, que também está fechada por conta dos bombardeios de Israel.

 

Leia: Lula conversa com presidente dos Emirados Árabes sobre conflito em Israel 

 

Operação delicada

O resgate depende das negociações para abertura de corredores humanitários na região, que será tema de reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) amanhã (13). A expectativa é que a operação só ocorra após o encontro.

 

Leia: Lula pede ‘intervenção humanitária’ no conflito entre Israel e Hamas  

 

A embaixada do Brasil na Palestina já organizou o transporte dos brasileiros em ônibus até a fronteira. Um grupo de 13 pessoas aguarda em uma igreja na Faixa de Gaza, e o governo brasileiro pediu a Israel que não bombardeie o local.

 

image

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PT quer Haddad como candidato em SP em 2026: “Missão eleitoral”

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou que as principais lideranças da sigla devem assumir um papel ativo nas eleições...

“Brasil não pode servir de quintal de ninguém”, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou neste sábado que o Brasil não abrirá mão de sua soberania e não será “quintal de...

“Virtude está no meio termo”, diz Flávio Dino após semana conturbada

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, declarou neste sábado que a virtude reside no equilíbrio e na honestidade. A afirmação ocorreu...