STF forma maioria para a condenação de mais 6 réus por atos de 8/1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (16/10), maioria para condenar mais seis réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Seis ministros votaram a favor da punição dos envolvidos.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação. Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli acompanharam o entendimento do colega. Já Cristiano Zanin e Edson Fachin divergiram em relação às penas, mas concordaram com a punição — Moraes propôs 17 anos em reclusão.

Em seu voto, o relator argumentou ainda sobre o pagamento de R$ 30 milhões pelos golpistas e citou o “prejuízo material resultante dos atos criminosos” em R$ 25 milhões, sem contar “danos inestimáveis ao patrimônio histórico e cultural”.

Com a maioria formada esta noite, serão condenados quatro homens e duas mulheres — eles são de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os réus pelos crimes mais graves atribuídos aos atos: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento é virtual, começou no dia 6 deste mês e só termina nesta terça-feira (17).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo prorroga cota de tela e exige mínimo de filmes nacionais em 2026

Cota de tela é a aposta do governo para manter filmes nacionais na programação. O presidente Luiz Inácio Lula...

Morre mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada

Tainara Souza Santos, 30 anos, morreu por volta das 19h desta quarta-feira (24/12) no Hospital das Clínicas, quase um mês após ter...

Produtor de eventos que estava desaparecido faz contato com família

Um desfecho emocionante encerrou a busca pelo produtor de eventos Igor Rodolfo, 39 anos, na tarde da véspera de Natal. Após cerca de...