Raimundo Costa indica que Podemos na base de Jerônimo é “natural” e que pretende levar 100% do partido

Publicado:

O retorno do Podemos na Bahia para a base de apoio do governo petista, desta vez com Jerônimo Rodrigues à frente, é visto como “natural da política” pelo deputado federal Raimundo Costa. Liderança da legenda no estado, Costa indicou ao Bahia Notícias que pretende levar “100%” do partido para base aliada ao governo no estado. 

 

O parlamentar sinalizou que tem dialogado muito com o presidente estadual, Heber Santana, e a presidência nacional, a deputada federal Renata Abreu. Apesar do desejo, Raimundo comentou que não existem definições para realizar o movimento de adesão completa do Podemos ao governo, alterando o panorama atual em Salvador. “Vamos ouvir a presidente, mas aqui, o Podemos está base do governo do estado. Vamos discutir um novo momento do Podemos. A tendência natural é ir para a base do governo do estado, 100%. O meu interesse é juntar tudo em um pacote só, para estar numa unidade. O partido é nossa ferramenta”, disse. 

 

Ligado diretamente à pesca, o deputado ressaltou que tem a história política ligada ao grupo, atuando, independente de partido, pelo segmento. “A coisa é simples, só o pessoal analisar a minha origem política, como faço política a vida toda, trabalhando por um segmento. Meu mandato é voltado aos baianos e aos pescadores. Não tinha cargo nenhum no governo passado, e trabalhamos para a melhoria dos baianos”, indicou.

 

“Me relacionava [na gestão Rui Costa] bem quando estava no PL. Não teve o espaço adequado que o governador ofereceu, quando cheguei ao Podemos estava na base de [ACM] Neto. O que Rui Costa ofereceu [como partido para concorrer] foi o MDB, Avante, e não sabia qual era a nominata. Nosso mandato foi concebido no processo de pandemia. O melhor caminho para manter o mandato, para continuidade, foi o Podemos. Não temos como discutir a linha do partido, pois já estava montado. Fui convidado para fazer parte do governo logo após o pleito, mas não largo as mãos de quem nos ajudou. Passou o processo, o projeto de Neto não deu certo, o Podemos se articulou a nível estadual e federal. Para continuar, tem que ter parceria com o governo, tendo a Car e a Bahia Pesca”, revelou o deputado. 

 

“Nossa forma de atuar é aplicando os recursos, mas não tenho nenhum cargo no governo do estado. É dessa forma que entendemos que podemos contribuir. O que se comenta é uma narrativa, não sei de quem e com intenção de que. É a política. Não posso fazer oposição sem um motivo”, acrescentou. 

 

No âmbito federal, da Pesca realizou a indicação de seu filho, Rainan Costa, que comanda a Superintendência Federal da Pesca na Bahia, sob a chancela do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Foi o partido que discutiu com o governo e nos ofereceu a superintendência. É uma pessoa capacitada e conhece o sistema, conhece a pesca e os problemas. Representa politicamente, contribuindo muito, é uma questão de ocupar espaço que a gente conhece. Ofertar serviços com maior fluidez”, disse. 

 

PODEMOS NA BAHIA

 

O destino do Podemos na Bahia tem se alternado. O partido passou por algumas incertezas quanto ao apoio, em razão de algumas movimentações na seara federal e a fusão com o PSC. De “cautela” ao apoio durante o pleito (reveja mais), o partido ficou no arco de apoio da candidatura do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), ao governo. 

Com a alteração no comando municipal, em Salvador (veja mais), a legenda se viu “dividida” entre a gestão na capital e a adesão ao novo governo de Jerônimo Rodrigues (PT). O cenário pode ser o mesmo no pleito de 2024, já que o prefeito Bruno Reis não descarta o apoio do Podemos na sua busca pela reeleição em 2024 (relembre aqui). 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Envolvidos em fraudes veiculares na Bahia são alvos de operação da Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), desmantelou um esquema fraudulento na...

Prefeito de Ilhéus participa de aniversário de Itabuna ao lado de ACM Neto e Leur Lomanto Júnior

Na última segunda-feira (28), o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, marcou presença nas festividades em comemoração aos 115 anos de emancipação política de...

Arquivo Público da Bahia usa IA para reconstruir rostos de pessoas escravizadas

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) está liderando uma iniciativa inovadora e comovente, chamada **Fragmentos de Memória**, no intuito de resgatar...