MPT vai investigar caso de trabalhador rural agredido e preso em quarto de fazenda no Oeste da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) abriu inquérito civil para investigar denúncia de tortura sofrida por um trabalhador rural no município de Cocos, no Oeste do estado. A investigação foi instaurada nesta terça-feira (17).  

 

O caso aconteceu na última quarta-feira (11), no entanto o MPT-BA afirma que teve conhecimento esta semana após ocorrência registrada na delegacia de Cocos. O episódio também é investigado pela delegacia do município e é acompanhado pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).

 

O MPT deverá solicitar informações aos órgãos que iniciaram a apuração, assim como ao Departamento de Polícia Técnica, para onde a vítima foi encaminhada no intuito de realizar exame de corpo de delito. Também serão ouvidas testemunhas antes de solicitar as informações necessárias ao empregador. O MPT deverá solicitar informações à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA).

 

Deleon Rodrigues, 37 anos, denunciou à polícia que foi despido, algemado e trancado em um cômodo escuro para ser espancado por seguranças da fazenda Santa Colomba, no município de Cocos.

 

Após o ocorrido, colegas de trabalho de Deleon encontraram ele algemado com hematomas e apenas de cueca depois da agressão. Os colegas chegaram a gravar um vídeo denunciando a situação em que o trabalhador teria sido deixado pelos seguranças da fazenda.

 

Deleon é morador do território quilombola de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, a 941 km de Cocos, e estava trabalhando na produção de tabaco da fazenda. Ele afirma que voltava da cidade para a fazenda junto com outros trabalhadores que foram para receber o pagamento em um ônibus. Na volta, segundo Deleon, o veículo foi parado na guarita da fazenda, e todos os trabalhadores foram revistados como de costume.

 

Ele afirma que o que teria irritado os seguranças foi o fato de que ele levava uma pequena garrafa com cachaça.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF reafirma atuação constitucional em caso que envolve sistema financeiro e defende relator Dias Toffoli

O STF emitiu, nesta quinta-feira (22), um posicionamento formal defendendo a atuação institucional da Corte e do ministro relator Dias Toffoli em processos...

Vídeo falso tenta ligar Renato Aragão a agressão e família reage

Circulou nas redes um vídeo manipulado por inteligência artificial que simulava uma cena de violência doméstica envolvendo o humorista Renato Aragão e sua...

Dois suspeitos de tráfico morrem após confronto com a PM no bairro de Mata Escura, em Salvador

Dois homens morreram durante confronto com a Polícia Militar no bairro Mata Escura, em Salvador, na noite desta quinta-feira (22). A situação ocorreu...