Em Brasília, deputados da Comissão de Agricultura da AL-BA pedem à Aneel prorrogação da dupla tarifa para agricultores

Publicado:

Deputados da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se reuniram nesta quarta-feira (18) com dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para pedir a prorrogação da dupla tarifa de energia para os agricultores baianos. A dupla tarifa é um benefício do governo federal destinado à produção rural que diminui em até 90% o valor da conta de energia elétrica no horário entre 21h30 e 6h. 

 

Contudo, a medida tem prazo de validade até janeiro. A partir daí, além do corte do benefício, os produtores terão que pagar os descontos recebidos retroativos a dois anos. No encontro, ficou agendada uma nova reunião em formato híbrido (presencial e online) com a participação de parlamentares da Comissão de Agricultura, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), da Coelba/ Neoenergia e do Ministério Público estadual (MP-BA) para debater o assunto. 

 

Participaram da reunião os parlamentares Manuel Rocha (União), presidente do colegiado; Ricardo Rodrigues (PSD), vice-presidente; Luciano Araújo (SD); e Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também esteve presente o secretário de Agricultura do Estado, Tum.

 

Na reunião, a comitiva da Bahia entregou um documento à direção da Aneel com informações sobre a importância da dupla tarifa e os riscos do fim do benefício para a produção do estado. Manuel Rocha explicou que, para terem acesso à dupla tarifa de energia, os produtores precisam ter acesso à outorga d’água, que é concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

 

“Entretanto, esse processo de concessão da outorga d’água tem demorado até três anos para ser realizado, e isso acaba prejudicando que os produtores tenham acesso à dupla tarifa. Justamente por isso estamos solicitando a prorrogação do benefício por mais três anos, de forma que os produtores ganhem mais tempo para terem acesso à outorga. Caso a prorrogação não aconteça, teremos prejuízos enormes para a produção agrícola do estado”, frisou. 

 

Somente na região de Irecê, por exemplo, representada pelo deputado Ricardo Rodrigues (PSD),  5% dos produtores têm outorga d’água. “Quem não tiver outorga de água vai perder esse benefício. Essa é a maior preocupação. A região de Irecê pode entrar em colapso. Muitos produtores pararam no meio do caminho por terem perdido o benefício da dupla tarifa”, ressaltou Rodrigues.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jaques Wagner visa emplacar Éden Valadares em cargo importante do PT nacional, diz coluna

Nos bastidores da política, Jaques Wagner, líder do governo no Senado, tem se empenhado para que Éden Valadares, atual presidente estadual do PT...

Conder publica licitação para obras de contenção em Ilhéus e Itabuna com investimento de R$ 4 milhões

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) anunciou a abertura de uma licitação para a construção de contenções de encosta...

Zanin acata pedido do MP-BA e cassa decisão do STJ que impedia julgamento de Binho Galinha; entenda

Na manhã de sexta-feira (8), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reverteu uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ)...