Ex-ministro do STF Hermes Lima é homenageado pelo TJ-BA e dará nome à Unicorp

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

Em cerimônia prestigiada por magistrados, servidores e autoridades do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na manhã da quinta-feira (19), a Universidade Corporativa (Unicorp) passou a se chamar Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, uma homenagem póstuma ao professor, jornalista, advogado baiano e ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Na abertura da solenidade, o Presidente do TJ-BA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, avaliou a iniciativa como “uma medida ímpar de fortalecimento e valorização da memória institucional de todo o Poder Judiciário”.

 

O Presidente do Judiciário baiano reforçou a necessidade de combater o fenômeno do esquecimento coletivo e finalizou com um breve destaque aos marcos da biografia do homenageado.

 

“Celebramos um resgate histórico, propiciado pelas iniciativas do TJ-BA para a sociedade baiana. Isso por causa de uma atitude positiva do Presidente Nilson Soares Castelo Branco que tem velado pela memória do Poder Judiciário.É um resgate importante para que, em nível nacional, se conheça o que realmente representa o Tribunal mais antigo das Américas”, disse o diretor-geral da Unicorp, desembargador Mário Albiani Júnior.

 

Cerimônia de homegem a Hermes Lima na sede do TJ-BA | Foto: Divulgação / TJ-BA

 

A solenidade aconteceu no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Tribunal, e contou com a palestra “A vida e os caminhos do Ministro Hermes Lima”, conduzida pelo ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Roberto Rosas, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília e integrante da Ordem do Mérito Judiciário do TJBA.

 

“Aqui tem que se ressaltar essa atitude do Presidente Nilson Castelo Branco e do Desembargador Mário Albiani Júnior em trazer um nome expressivo da história brasileira para a Universidade Corporativa”, elogiou o Professor Roberto Rosas, antes de iniciar sua palestra sobre a celebridade homenageada. 

 

“Hermes Lima é lembrado como defensor dos princípios democráticos e dos direitos individuais em um período tumultuado da história brasileira. Sua coragem para enfrentar o regime militar e sua contribuição para o desenvolvimento do sistema jurídico brasileiro o tornam uma figura histórica importante”, relembrou o desembargador Albiani Júnior.

 

Durante o evento, o desembargador destacou que, em 2022, a Universidade disponibilizou 170 ações educacionais, oferecendo mais de 19 mil vagas e 3718 horas de aperfeiçoamento. No primeiro semestre de 2023, já foram oferecidas 172 capacitações, com mais de 13 mil vagas e 1349 horas de cursos.

 

Participaram da Mesa de Honra do evento, além dos já citados, a procuradora de Justiça Elna Leite Ávila Rosa, representando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti; o Desembargador aposentado Lourival Almeida Trindade, ex-presidente do TJBA; e o desembargador aposentado e ex-Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Furtado.

 

MINISTRO HERMES LIMA

Natural de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, Hermes Lima, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), além de suas funções como professor, jornalista e advogado, ocupou os cargos de Primeiro-ministro do Brasil e ministro das Relações Exteriores. Sua trajetória política incluiu posições como Deputado Estadual e Deputado Federal. Ele, também, deixou um legado literário notável, com obras como “Introdução à Ciência do Direito” (1944), “Lições da Crise” (1954) e “O Construtor, o Crítico e o Reformador na Obra de Rui Barbosa” (1958).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

MP já apurou mais de 300 denúncias contra estabelecimentos por preços abusivos durante tragédia no RS

Um total de 315 denúncias sobre a comercialização de produtos com preços abusivos já foram apuradas pela força-tarefa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), desde o dia 4 de maio. Os estabelecimentos denunciados estão localizados em Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha

Ex-vice-prefeito morre em acidente em batida com carreta na BR-116

Um ex-vice-prefeito de Poções, no Sudoeste, morreu uma batida na noite deste domingo (19) em um trecho da BR-116. Liu Cunha, de 85 anos, estava em um carro quando houve uma colisão com uma carreta. Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o idoso chegou a ser socorrido para uma Unidade de Pronto

PM realiza 25ª edição da Operação Força Total nesta segunda-feira na Bahia

Os policiais militares lotados nos 417 municípios baianos ampliam as abordagens preventivas (blitze) durante esta segunda-feira (20), com a realização da 25ª edição da Operação Força Total da Polícia Militar da Bahia.    As equipes que atuam na atividade operacional e administrativa intensificam as ações preventivas e ostensivas para coibir a prática de crimes, bem