Governo demite servidores da Abin alvos da Polícia Federal nesta 6ª

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Casa Civil da Presidência publicou numa edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta sexta-feira (20/10), a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Os dois foram presos hoje por ordem de Alexandre de Moraes, no âmbito da investigação sobre o monitoramento ilegal pela Abin de advogados, jornalistas, ministros do STF e adversários políticos de Jair Bolsonaro.

Segundo a Casa Civil, a decisão foi tomada “após constatada a participação, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro”.

“O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet”, explicou a Casa Civil em nota.

Segundo o ministério, os servidores incorreram em três infrações administrativas: violação de proibição em atuação em gerência e administração de sociedade empresária; improbidade administrativa por violação de dever mediante conduta tipificada em lei como conflito de interesse; e violação do regime de dedicação exclusiva a que se submetem todos os ocupantes do cargo de oficial de inteligência da Abin.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero

  O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou o ministério das Relações Exteriores do Irã nesta segunda-feira (20). Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a 2ª pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã

Em briga com o Pará, Vale apela a “caos” para convencer Barroso

Em meio a uma briga judicial com o governo do Pará em torno da paralisação da mina de níquel Onça Puma, no estado, a Vale reforçou as tintas de suas alegações para que o empreendimento volte a funcionar. Ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, a mineradora afirmou que a decisão do governo Helder

Mãe vai à Justiça 7x para filhos com AME não terem plano cortado

Em sete ocasiões distintas, Kelly Medeiros entrou na Justiça para garantir que seus filhos tivessem a assistência médica contratada em planos de saúde. Luiz Guilherme e Davi Guilherme Medeiros são dois adolescentes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, uma doença rara, que compromete os movimentos. Os dois precisam, desde o nascimento, de cuidados contínuos