Iges-DF diz que não tem “nenhuma previsão” de assumir mais um hospital

Publicado:

O Instituto de Gestão Estratégica e Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) disse, nesta quarta-feira (25/10), que “não tem nenhuma previsão de assumir” a direção do Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia.

A declaração do Iges-DF ocorre após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendar a interrupção de qualquer ação administrativa, inclusive aditivos a contratos existentes, que tenha como objetivo a contratação de pessoal, serviços, equipamentos e insumos que permita a transferência da unidade para o instituto.

O Iges-DF afirmou que foram feitos estudos de viabilidade para a medida, mas o instituto não tem previsão de assumir a gestão do Hospital Cidade do Sol.

Em nota, a Secretaria de Saúde e o Iges-DF disseram que a unidade de saúde tem 60 leitos de retaguarda “panorama 3”, ofertados ao Complexo Regulador, que destina os pacientes com indicação de internação oriundos das unidades de pronto atendimento (Upas). Todas as Upas do DF são administradas pelo Iges.

“Este espaço foi construído na pandemia, se tornou um legado para DF e permanece como extensão do Hospital Regional de Ceilândia, sob a administração da pasta”, afirmou.

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Gabriel Magno (PT), acionou o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) contra a transferência da gestão do Hospital Cidade do Sol para o Iges-DF.

Segundo Magno, um documento obtido pela Cesc mostra que o Iges-DF articula para assumir mais uma unidade. O instituto, que recebe recursos públicos, é responsável pela administração das Upas, do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Família Vorcaro interrompe pagamento de terreno de R$ 70 milhões no sul da Bahia em meio à crise do Banco Master

As empresas do grupo de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, suspenderam o pagamento das parcelas de um terreno avaliado em R$ 70...

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia

No dia 27 de outubro, Mauricio de Sousa, criador da icônica Turma da Mônica, celebra 90 anos com homenagens que refletem sua impactante...