ONG encontra mais 23 botos mortos ao longo do Rio Amazonas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ONG Sea Shepherd Brasil informou, nesta sexta-feira (27/10), ter encontrado mais 23 botos mortos ao longo do Rio Amazonas. A situação ocorre em meio à seca extrema que aflige a Região Norte do país.

Segundo a ONG, são 16 botos-cor-de-rosa e três tucuxis. Os animais estavam na região do Rio Coari, afluente do Rio Solimões.

“Os botos estão pagando o preço pela maior seca da história da Amazônia”, alertou a ONG em uma publicação no Instagram.

Os animais foram encontrados por pesquisadores do Sea Shepherd Brasil, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Mamirauá.

“Para esclarecer a causa das mortes, realizamos necropsias e coletamos amostras que serão analisadas em laboratório. Contudo, é possível relacionar as mortes com a seca, baixos níveis de água nos lagos e temperaturas altamente elevadas”, adiantou a Sea Shepherd Brasil.

Seca extrema no Amazonas Segundo o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Rio Amazonas atingiu o nível de 38 centímetros na estação de Itacoatiara, município amazonense. A estiagem extrema tem deixado marcas por todo o estado.

Em outra estação de medição, em Parintins, o Rio Amazonas atingiu a marca preocupante de -211 centímetros, segundo o 45º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado nesta sexta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal extingue ação de reintegração de posse nas rodovias BA 526 e BA 528 após fim da concessão da ViaBahia

Justiça Federal extingue ação de reintegração de posse contra moradores às margens de rodovias em Salvador A Justiça Federal extinguiu uma ação de reintegração...

Alois Alzheimer: quem foi o médico que deu nome à doença

Alzheimer ficou conhecido por uma doença que afeta memória e comportamento. O nome vem de Alois Alzheimer, médico alemão nascido em 1864, que...

MP-BA alerta para apresentação de “O Rei dos Faixas” e recomenda aplicação da Lei Antibaixaria no Carnaval de Juazeiro

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação oficial direcionada à prefeitura de Juazeiro e aos organizadores do Carnaval 2026, com foco...