LDU bate o Fortaleza, conquista o bi da Sul-Americana e amplia freguesia de brasileiros contra equatorianos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

5756e0b7ad7ae43d89dd3a899ee02a1ccea2a0d0w

Terminou neste sábado,28, o sonho do Fortaleza de se tornar o primeiro clube nordestino a conquistar um título internacional. Depois de nadar de braçada na Sul-Americana, o Tricolor cearense morreu na praia — mais especificamente em Maldonado, cidade costeira do Uruguai que sediou a grande decisão — ao perder para a LDU nos pênaltis por 4 a 3, após o empate em 1 a 1, e frustrar cerca de 5.000 torcedores que viajaram para apoiar o Laion. Mas quem esperava show dos comandados de Juan Pablo Vojvoda acabou vendo a festa de outro promissor treinador argentino: Luis Zubeldía. E o bom time equatoriano, que já havia eliminado o São Paulo nas quartas de final, tornou-se algoz de mais um brasileiro.

Impressiona, aliás, a supremacia do Equador sobre o futebol pentacampeão sul-americano em decisões de torneios de clubes da Conmebol, sobretudo neste século. Em mata-matas no geral, a vantagem é verde-amarela (21 vitórias a 13 desde 2001), mas o país andino tem ampla vantagem quando o assunto é final. Com o título da LDU, chegou a seis conquistas contra apenas duas dos brasileiros (veja abaixo). Já são três seguidas, pois o Independiente del Valle bateu o São Paulo na Sul-Americana de 2002 e foi campeão da Recopa deste ano em cima do Flamengo.

A ascensão equatoriana na América do Sul começou justamente com a Liga Deportiva Universitaria, que em 2008 surpreendeu o Fluminense em um Maracanã lotado e se tornou o primeiro clube de seu país a levantar a taça da Libertadores. De lá para cá, gradativamente, o Equador deixou de ser café com leite nas competições da Conmebol. Os merengues, por exemplo, já somam cinco títulos internacionais, sendo quatro deles contra brasileiros: além do caneco de hoje e da “Liberta” contra o Flu, venceram o Tricolor carioca na Sul-Americana de 2009 e o Internacional na Recopa do mesmo ano. O outro título é a Recopa de 2010, conquistada diante do Estudiantes, da Argentina.

Para conquistar o bi da “Sula”, o Rei de Copas do Equador ficou em primeiro lugar em um grupo que também tinha Botafogo, Magallanes-CHI e César Vallejo-PER. Nas oitavas de final, passou pelo Ñublense, do Chile. O São Paulo foi a vítima nas quartas de final, com direito a provocação do ex-corintiano Paolo Guerrero na decisão por pênaltis. Nas semifinais, o peruano brilhou nos duelos contra o Defensa y Justicia, da Argentina. E hoje, após passagens por clubes como Corinthians, Flamengo, Internacional e Racing, ele conquistou um título sul-americano pela primeira vez na carreira.

Decisões entre brasileiros e equatorianos

Libertadores-98
Vasco campeão contra o Barcelona-EQU

Libertadores-08
LDU campeã contra o Fluminense

Sul-Americana-09
LDU campeã contra o Fluminense

Recopa-09
LDU campeã contra o Internacional

Recopa-20
Flamengo campeão contra o Independiente del Valle

Sul-Americana-22
São Paulo campeão contra o Independiente del Valle

Recopa-23
Independiente del Valle campeão contra o Flamengo

Sul-Americana-23
LDU campeã contra o Fortaleza

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras é goleado pelo Novorizontino e tem o pior resultado da era Abel

Jovem Pan> Esportes> Futebol> Palmeiras> Palmeiras é goleado pelo...

Mulher ataca jovem com ácido em salão de beleza no bairro de Itapuã, em Salvador

Em Salvador, no bairro Itapuã, uma jovem de 27 anos foi atingida por ácido dentro de um...

Nathan Mendes é apresentado no Vitória e projeta estreia pelo Leão: “Espero ajudar muito”

Vitória apresentou nesta terça-feira (20) o novo lateral-direito Nathan Mendes. Aos 23 anos, o jogador chega por empréstimo do RB Bragantino até o...