Escolas de cinco cidades de Minas Gerais retomaram as aulas nesta segunda (30/10) após suspenderem as atividades em decorrência da morte de três crianças em São João del-Rei, a 190 km de Belo Horizonte. Os sintomas das vítimas incluíam febre, vômitos e dores de garganta.
A suspeita é que tenham sido acometidas pela bactéria Streptococcus pyogenes, que causa doenças de fácil tratamento como faringite mas podem gerar complicações.
Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis, Conceição da Barra de Minas e Felício dos Santos reabriram as escolas. Em São João del Rei, os alunos só voltam às insituições de ensino no dia 6 de novembro. A paralisação ocorreu na rede municipal.
Uma equipe do Ministério da Saúde está na cidade colhendo informações sobre os casos das três crianças mortas. Uma tinha 8 anos e, duas, 10. A equipe está também revisando os prontuários médicos das instituições onde foram atendidas.
Leia: São João del-Rei começa a fazer testes para identificar bactéria
Outras duas crianças estavam internadas na semana passada na cidade. Uma foi transferida para Belo Horizonte, mas não há informações sobre o estado de saúde das duas.
Leia: Secretário de Saúde sobre bactéria: ‘Fechar escola não é recomendado’
Em Tiradentes, os ônibus escolares também passaram por desinfecção. Em todas as cidades foram adotados procedimentos semelhantes aos empregados no combate ao coronavírus durante a pandemia de Covid-19.
Leia: MG: criança internada com ‘doença desconhecida’ foi infectada por bactéria
Comentários Facebook