Seplan realiza oficina sobre modelo de governança do PPA 2024-2027

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Enquanto o PPA – Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (Projeto de Lei 25.042/2023) tramita na Assembleia Legislativa, o Governo da Bahia trabalha para aprimorar o modelo de governança do seu principal instrumento de planejamento com a realização de oficinas coordenadas pela Superintendência de Gestão Estratégica da Secretaria do Planejamento (Seplan), responsável pelas ações de monitoramento e avaliação das políticas públicas e programas de governo em articulação com as diversas instâncias da administração estadual. Nesta terça-feira (31), uma atividade realizada no auditório da Seplan reuniu as diversas superintendências e unidades da secretaria para o acolhimento de sugestões dos servidores que trabalharam na construção do PPA.

 

Responsável pela condução das atividades realizadas no formato de carrossel, quando são formados grupos de discussão que interagem a partir de questões propostas, o superintendente de Gestão Estratégica da Seplan, Milton Coelho, apresentou o desenho do modelo de governança pensado para o PPA, que será colocado em prática nos próximos quatro anos, partindo das seguintes diretrizes: integração das dimensões sistêmica, setorial e territorial; impulsionamento da colaboração intersetorial; incorporação da gestão dos riscos aos resultados; avaliação das políticas públicas como instrumento de aprendizagem organizacional e valorização do conhecimento como ativo público estratégico.

 

O superintendente da Seplan ressaltou, ainda, que as conexões entre as três dimensões ocorrerão no ambiente das salas de gestão, planejadas para fortalecer o trabalho colaborativo de monitoramento e avaliação com a participação tanto dos servidores das diversas secretarias e órgãos da administração estadual, quanto dos representantes da sociedade civil que integram o Cedeter – Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial.

 

“As salas de gestão são um instrumento importante no processo de governança do PPA. Um lugar de encontro para proporcionar a colaboração institucional, onde iremos olhar a implementação das políticas públicas e fazer uma análise da atuação planejada nos programas de governo, pactuando ações de melhoria para que o desempenho seja cada vez mais exitoso”, avalia Coelho.

 

Entre os temas abordados nesta primeira oficina de governança, que irá se estender para as demais secretarias e órgãos, com o objetivo de acolher as contribuições dos servidores estaduais envolvidos na rede de planejamento  e gestão estratégica, houve um destaque para ações propostas visando o fortalecimento da cultura de monitoramento e avaliação, através da mobilização dos tomadores de decisão, do engajamento dos responsáveis pela execução e acompanhamento das políticas e programas nas salas de gestão e da melhoria do processo de comunicação, durante o ciclo de execução do plano plurianual.  

 

“A aplicação da inteligência coletiva dos trabalhadores da Seplan e das demais Secretarias de Estado proporciona a diversidade de perspectivas que enriquecem o trabalho de gestão estratégica das políticas públicas. A construção  participativa é  mais sustentável e eficaz”, resumiu o superintendente de Gestão Estratégica.   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação contra cartões digitais clonados recupera mais de R$ 100 mil em hotéis de Arraial d’Ajuda

Uma operação policial deflagrada na sexta-feira, 9, recuperou mais de R$ 100 mil em prejuízos causados por fraudes com cartões digitais clonados em...

Jovem é morto a tiros após discussão em festa de aniversário em Feira de Santana

Um jovem identificado como Rai Gabriel Araújo Soares, de 18 anos, morreu durante uma confusão ocorrida em uma festa realizada em uma chácara...

Polícia Militar apreende espingardas, munições e facas utilizadas em caça ilegal no sudoeste baiano

CIPPA/Lençóis apreendeu, no último sábado (10), cinco espingardas, cartuchos, carregadores e outros materiais usados em caça ilegal na cidade de Érico Cardoso. A...