Evento em Lauro de Freitas leva oficinas gratuitas de arte, cultura e incentivo à leitura

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma escola de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, recebe entre esta terça-feira (7) e quinta-feira (9) oficinas gratuitas de arte, cultura e incentivo à leitura. As atividades vão ocorrer na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, no Loteamento Buraquinho, entre as 8h e 17h.

 

Segundo a prefeitura de Lauro de Freitas, as ações são feitas em conjunto com o Instituto Brasil Solidário (IBS), por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário. O projeto envolve formações e oficinas práticas em Teatro de Bonecos, Fotografia e Desenho e Pintura. A programação ainda reserva capacitação em mediação de leitura, catalogação de acervo, construção de espaços literários, com materiais para montagem da biblioteca.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro de Freitas

Os participantes ainda vão receber um kit para projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. “Com uma programação envolvendo alunos, educadores e toda a comunidade escolar, a proposta leva ações com intervenção de pintura, arte, espaços literários, com uso de materiais recicláveis, que podem ser replicadas para além dos muros da escola”, diz nota da prefeitura de Lauro de Freitas. As ações incluem ainda a doação de 500 livros para serem usados nos projetos de incentivo à leitura na rede pública de ensino e três câmeras fotográficas, que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades.

 

O encerramento das atividades contará com apresentações de teatro de bonecos, fotografia e demais atividades culturais promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto à comunidade escolar, no último dia da programação. A estimativa é que participem mais de 200 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro de Freitas

“As oficinas são realizadas com materiais de fácil acesso na escola e comunidade. Vamos apresentar a construção de espaços literários, confecção de marionetes, de fantoches, sendo produzidos com material reciclado, que pode ser replicado dentro e fora da sala de aula. A ideia é promover um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, contribuindo para o engajamento dos estudantes e até inspirando práticas que podem gerar renda para as famílias desses alunos”, diz Luis Salvatore, diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos do SUS em Juazeiro; prática teria começado na pandemia

Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a Operação Litíase em Juazeiro, no Sertão...

Jair Ventura celebra quebra de tabu e destaca “espírito coletivo” após vitória diante do Remo

Vitória bateu o Remo no Barradão e quebrou um jejum de 17 anos sem vencer na estreia da Série A. O técnico Jair...

Mandante de homicídios em Ipiaú é preso em pousada de luxo na Península de Maraú após oferecer suborno de R$ 300 mil

O mandante de diversos homicídios na cidade de Ipiaú foi preso por forças de segurança pública em uma pousada de luxo em...