TJ-BA instala 5ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos de Salvador

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Salvador agora passa a contar com a 5ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos, no Fórum das Famílias. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, inaugurou a unidade na última terça-feira (7), em cerimônia no auditório Arx Tourinho.

 

“A nova Vara atuará com temas muito sensíveis, por isso essa unidade especializada vem reforçar o sentimento de Justiça para quem tanto precisa da presença e da resposta do Judiciário”, afirmou Castelo Branco. O chefe do judiciário baiano explicou que a instalação de mais uma unidade é a forma mais tradicional de conferir o acesso dos cidadãos à Justiça, tornando a prestação jurisdicional mais célere. 

 

O presidente compartilhou que a instalação “de qualquer nova unidade jurisdicional não é fácil. Ela é sempre precedida de um amplo estudo pelos setores técnicos da administração do Judiciário”. 

 

“Essa inauguração não é obra de um homem só, há um coletivo imenso e anônimo por trás disso”, corroborou a juíza diretora do Fórum Ruy Barbosa, Verônica Ramiro, que aponta a grande judicialização das demandas nos dias atuais. 

 

A juíza corregedora do Cartório Integrado de Sucessões da Comarca de Salvador, Patrícia Kertzman Szporer, falou sobre o apoio e o empenho da gestão para instalar a Vara. Ela externou a importância da conquista, tendo em vista que as demandas cresceram para além do que a antiga estrutura era capaz de comportar, além do fato de que os tipos de assuntos tratados pela unidade não podem ser desjudicializados. 

 

“Instalar uma Vara parece uma coisa simples, mas, para o jurisdicionado e para nós que trabalhamos aqui, é muito importante. Temos o sentimento de gratidão e de consciência de que nosso compromisso e responsabilidade também aumentam”, finalizou a juíza corregedora. 

 

O 1º Vice-Presidente da Associação de Magistrados da Bahia (Amab), Juiz Eldsamir Mascarenhas, registrou seu agradecimento ao Presidente do TJBA, dado o esforço para valorizar os magistrados e redimensionar as estruturas do Poder Judiciário, a fim de melhor atender ao cidadão: benefícios que resultarão da instalação da nova unidade. “Temos que louvar o esforço da gestão atual. A magistratura está muito satisfeita”, disse o juiz. 

 

Na ocasião, o presidente do TJ-BA e a juíza Patrícia Kertzman Szporer pediram que os presentes ficassem de pé para um momento de silêncio em luto pelo professor Cristiano Chaves de Faria,?promotor do Ministério Público da Bahia,?que faleceu na segunda-feira (6).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Áudio: aos prantos, Luiz Penido noticia a morte de Apolinho ao vivo

A morte de Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos, pegou a todos de surpresa na quarta-feira (15/5), principalmente os amigos da Rádio Tupi, que estavam ao vivo do Maracanã transmitindo o jogo do Flamengo contra o Bolívar. A notícia do falecimento do amigo, que era rubro-negro de coração, chegou aos 25 minutos do segundo

Falas de Lewandowski em reunião animam deputados bolsonaristas

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, recebeu três deputados bolsonaristas nessa quarta-feira (15/5), em Brasília, para tratar sobre uma investigação aberta a pedido do governo Lula para apurar disseminação de fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu na sede do ministério, a pedido do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Além

TJ-BA adota Múltiplo Fator de Autenticação para acesso aos sistemas judiciais sensíveis

Para reforçar a segurança das informações e dos sistemas, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) adotou o Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) como requisito funcional para acesso a sistemas judiciais sensíveis. O Núcleo de Segurança da Informação da Corte informa que a medida atende à portaria da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)