Prêmio Judiciário Exponencial: TJ-BA conquista 1º lugar na categoria de Inovação Tecnológica

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Sistema Alphajus do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) conquistou o primeiro lugar na categoria “Projetos – Inovação Tecnológica” do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.EX). O resultado é fruto do empenho do Judiciário baiano para desenvolver projetos de inovação, como aqueles criados pela Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), responsável pela ferramenta premiada. 

 

O Alphajus utiliza tecnologia avançada com a intenção de proporcionar uniformidade aos julgamentos sobre determinados temas, garantindo maior segurança jurídica e efetividade no Sistema de Justiça. A ferramenta identifica o tema do processo a partir da petição inicial e apresenta exemplos dos julgados mais recorrentes.

 

A cerimônia do Prêmio Judiciário Exponencial ocorreu em Brasília, na terça-feira (21). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) foi primeiro lugar, também, na categoria “Projetos – Inovação Tecnológica”, com a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA).  

 

Nessa mesma categoria, também foram premiados: 

 

2º Lugar – Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) com o Projeto “Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica”; 

 

3º Lugar – Ministério Público de Tocantins (MPTO) com o Projeto “Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos – Radar Ambiental”; 

 

3º Lugar – Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Projeto “Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial – Saref”. 

 

“Esse prêmio é um reconhecimento do apoio que o TJ-BA, na pessoa do presidente e do coordenador, na manutenção do IAJus-Lab para o desenvolvimento de ideias inovadoras”, afirmou o servidor Jonathas de Carvalho, assessor da Coje, que foi à Brasília receber o prêmio em nome do Tribunal.

 

 “Os frutos do Alphajus se refletem em números positivos para a produtividade das unidades judiciais, auxiliando diretamente numa resposta rápida, que é o que a sociedade espera do Judiciário”. 

 

Em 2022, o TJ-BA emplacou duas iniciativas no Prêmio Judiciário Exponencial, ambas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação da Coje (IAJus-Lab), na categoria “Inovação Tecnológica”. O Tribunal baiano alcançou o segundo lugar com a ferramenta Iajus e recebeu menção honrosa com o Projeto Sofia.  

Atualmente, a Coje é presidida pelo desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud.

O Prêmio Judiciário Exponencial busca destacar e valorizar membros e servidores que contribuem para a transformação positiva do Ecossistema de Justiça, evidenciando e disseminando iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No STF, PM réu pelo 8/1 vê descoordenação de inteligência e cita erros

O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira, réu pelo 8 de Janeiro, negou a tese de “apagão de inteligência” da segurança de Brasília nos atos antidemocráticos. Segundo ele, houve, na verdade, uma “descoordenação de inteligência”. Sete militares da PMDF denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta omissão no

Pacheco pedirá ao STF prazo para votar novo projeto da desoneração após acordo com governo; Wagner será o relator

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve enviar nesta sexta-feira (17) ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, uma manifestação oficial sobre a concretização do acordo com o governo Lula sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores e dos municípios. Zanin solicitou na noite desta quinta (16) uma posição oficial

Jovem é retirada de casa por grupo e morta a tiros no subúrbio de Salvador

Uma jovem de 25 anos, identificada como Jailza Barbosa Souza, foi morta a tiros na sexta-feira (17) após ter sido retirada de casa por um grupo armado no bairro de Boa Vista do Lobato, no subúrbio de Salvador.   O crime, que está sendo investigado pela Polícia Civil, ocorreu na Rua Padre Noberto Rodrigues.