STF mantém multa de R$ 20 mil a Bolsonaro por reunião com embaixadores

Publicado:

A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, dois recursos contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aplicou multa de R$ 20 mil ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada nas eleições do ano passado.

O recurso havia sido manejado pelo próprio Bolsonaro e pela sua legenda, o Partido Liberal (PL) e rejeitado inicialmente pelo ministro Dias Toffoli, relator do caso. O julgamento se refere ao encontro organizado no Palácio da Alvorada pelo ex-chefe do Executivo federal com embaixadores para falar sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Assim como Toffoli, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques, e André Mendonça concluíram que Bolsonaro divulgou fatos “sabidamente inverídicos e descontextualizados” sobre o processo eletrônico de votação e apuração eleitoral.

No texto do recurso, o ex-presidente e o PL afirmaram que o caso não deveria ter tramitado no TSE, porque, segundo eles, o discurso proferido tratava de dúvidas acerca do sistema eletrônico de votação e estaria no nível de exercício regular da liberdade de expressão e dos direitos do então chefe de Estado. E ainda, ambos argumentaram que a prática não foi relevante.

Ainda de acordo com o relator, Dias Toffoli, para chegar a uma conclusão diferente da decidida pelo TSE e acolher a tese da defesa era preciso examinar fatos e provas. Porém a jurisprudência do STF não permite este tipo de inquirição em fase de recurso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jamie Vardy desembarca na Itália com festa de torcedores do Cremonese

O jogador Jamie Vardy, de 38 anos, desembarcou na Itália no último domingo, 31 de agosto, recebendo uma calorosa recepção dos...

Julgamento de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcado para esta terça-feira (2/9), já é tema de grande repercussão nas mídias estrangeiras. Bolsonaro, que está...

Brasileiro morre na Bolívia asfixiado por seguranças durante surto

Um trágico incidente ocorreu na última terça-feira (26/8) em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O estudante de medicina Igor Rafael Oliveira...