Senado aprova PL do Veneno, que facilita liberação de agrotóxicos

Publicado:

O plenário do Senado Federal aprovou em votação simbólica, nesta terça-feira (28/11), o Projeto de Lei (PL) 1459/22, que ficou conhecido como PL do Veneno. Agora, a matéria segue para sanção presidencial.

O texto foi relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa Alta. O PL é alvo de uma série de críticas de entidades de conservação ambiental por afrouxar regras para pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, embalagens e destinação final de pesticidas no Brasil.

Um dos destaques da proposta é concentrar a liberação de agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não faça a análise no prazo determinado. O texto também altera o nome utilizado de “agrotóxicos” para “pesticidas”.

A proposta foi aprovada anteriormente pela Comissão de Agricultura (CRA) e pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). O projeto aprovado é um substitutivo anterior, da Câmara dos Deputados, apresentado em 1999 pelo ex-senador Blairo Maggi. Com a nova regulamentação a chamada Lei dos Agrotóxicos, de 1989, será revogada quase totalmente se o projeto virar lei.

Divergências Entre a bancada ruralista, a tese é de que a nova legislação poderá facilitar e modernizar a utilização de pesticidas no mercado brasileiro.

Parlamentares que defendem a causa ambientalista, no entanto, pontuam que a medida poderá liberar a entrada de agrotóxicos com níveis graves de risco para a saúde humana e para o meio ambiente.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SCREAM Festival 2025 retorna à Salvador em sua 8ª edição; veja novidades

No dia 27 de novembro, a Doca 1 – Av. da França, Comércio, será palco da 8ª edição do SCREAM Festival. O evento,...

AC/DC esgota ingressos em poucas horas e abre novas datas no Brasil

A lendária banda australiana de heavy metal, AC/DC, voltou ao Brasil após mais de 15 anos. A última apresentação aconteceu em 2009 e...