Flávio Dino inicia conversas com senadores pregando harmonia entre poderes e dizendo pertencer ao “mundo político”

Publicado:

Humildade, serenidade, diálogo, e acima de tudo, respeito a senadores que são seus colegas em uma trajetória de atuação política. Essas foram algumas das palavras enfatizadas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (29), ao iniciar um périplo de visitas e conversas com parlamentares e bancadas partidárias no Senado. 

 

Flávio Dino inicia conversas com senadores pregando harmonia entre poderes e dizendo pertencer ao “mundo político”https://t.co/H3RAx28daT pic.twitter.com/tGnqpq7rKc
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) November 29, 2023

 

Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga deixada pela ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal, será sabatinado no dia 13 de dezembro pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator da indicação será o senador Weverton (PDT), que é do mesmo estado de Flávio Dino, o Maranhão.

 

A entrevista foi realizada após visita do ministro da Justiça ao vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), que exerce a presidência de forma interina devido à viagem do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) junto com o presidente Lula à Arábia Saudita e posteriormente Emirados Árabes. O encontro contou com a presença também do senador Weverton.

 

Logo no início da coletiva, Flávio Dino fez questão de agradecer ao “colega senador” Veneziano, lembrando que é um membro da Casa, eleito pelo Maranhão em 2022. “É sempre um prazer dialogar com a instituição da qual eu tenho a honra de integrar”, disse Flávio Dino, apesar de ter exercido o mandato de senador por apenas um dia, já que após a posse em 1º de fevereiro, voltou ao cargo de ministro da Justiça. 

 

Flávio Dino disse também encarar com tranquilidade e serenidade o diálogo com os senadores e senadoras, reforçando, mais uma vez, ter relação próxima com os parlamentares, por exercer a atividade política por muitos anos.  

 

“Tenho muita tranquilidade e serenidade nesse diálogo porque apresento sempre dados objetivos que são conhecidos de todos, relativos à trajetória profissional no campo jurídico e tenho relação próxima do mundo político porque faço parte dele. Estar aqui no Senado é uma alegria, uma honra, é estar em casa”, afirmou. 

 

O ministro da Justiça destacou ainda na sua entrevista a importância de trabalhar pela harmonia entre os poderes. Dino destacou que a mensagem principal que irá levar para as conversas com senadores e senadoras será de atuar com objetivo de estabelecer um diálogo de respeito e que prime pela independência entre Judiciário e Legislativo.

 

“Não podemos viver em um país em que haja dissensões ou divergências tais que impeçam o andamento das políticas públicas, das medidas legislativas que o país precisa. O STF, como instância de segurança jurídica, guardião das regras do jogo, deve ser também esse vetor de harmonia no nossos País. Esse é o sentido principal dessa interlocução que eu busco fazer nesse momento entre a política, que eu tenho a honra de integrar, com essa trajetória profissional de direito. Quem sabe tendo a honra da aprovação no Senado, prosseguir nesse diálogo interinstitucional e entre os poderes nos termos da Constituição, que consagra a independência entre os poderes, mas no mesmo preceito, determina que haja, além da independência, harmonia”, explicou o ministro.

 

Em resposta a perguntas de jornalistas, Flávio Dino disse que não pensa no momento em se licenciar do cargo de ministro da Justiça para cumprir a agenda de conversas com senadores. Também reforçou que buscará falar com parlamentares de governo e de oposição, já que, para ele, “ministro do Supremo não tem partido, não tem ideologia, não tem lado político”. 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos matam jovem e passam com o carro por cima do corpo

Santa Cruz Cabrália testemunhou um crime brutal na noite de sábado (13). Um adolescente de 14 anos, identificado como Isack Alves de Almeida,...

Melina Fachin, diretora da UFPR e filha do ministro do STF, leva cusparada e é chamada de “lixo comunista”

A professora Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e filha do ministro Edson Fachin do...

Suspeito de organizar sequestro de presidente do PV é preso em Alagoinhas

Um homem de 25 anos, apontado como participante do sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes, foi preso nesta segunda-feira (15) em...