MP propõe melhorias em legislação que regulamenta funcionamento de Conselhos Tutelares em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou uma minuta com sugestão de Projeto de Lei ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, que propõe ajustes necessários à melhoria da estrutura e do funcionamento dos Conselhos Tutelares da capital.

 

Segundo a promotora de Justiça Karine Espinheira, o PL tem o objetivo de conferir maior eficiência à prestação dos serviços públicos executados pelos Conselhos, adequando melhor algumas de suas normas às alterações introduzidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às orientações recentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

 

A minuta foi construída por um grupo de trabalho interinstitucional do qual também participaram as promotoras de Justiça Márcia Rabelo, Mariana Castro e Maria Eugênia Oliveira.

 

O PL prevê alterações em questões relacionadas à eleição dos conselheiros e ao funcionamento do Conselho Tutelar. Também disciplina temas como jornada de trabalho, formas de cumprimento da jornada, remuneração e gratificações a que têm direito os conselheiros.

 

Karina Espinheira explica que “o projeto considera a importância dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, valoriza o profissional/conselheiro que passa a ter uma remuneração melhor, mais garantias e apoio na execução das suas atividades, criando uma cultura de integridade que envolve compromisso, responsabilidade e entrega de serviços de qualidade para toda a sociedade soteropolitana”.

 

A proposição trata do resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2023 após instauração de procedimento administrativo e criação do grupo de trabalho interinstitucional pelo Ministério Público para desenvolvimento de sugestões à alteração da legislação municipal.

 

O GT composto também pelo procurador do Município Rafael Carrera e representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Infância e Juventude, Secretaria de Gestão, Câmara de Vereadores de Salvador, Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou diversas reuniões ao longo do ano, com estudos sobre as legislações e normas relativas ao funcionamento de Conselhos Tutelares.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs do Olodum aguardam primeiro show do penúltimo dia de Festival Virada Salvador: “Tá no sangue da gente”

Meta descrição: Fãs do Olodum, de Salvador e de regiões vizinhas, aguardam a Virada Salvador 2025. A cobertura destaca a despedida de 2025...

Homem é preso suspeito de homicídio após espancamento no Oeste da Bahia

Um homem de 30 anos foi preso na região Oeste da Bahia, suspeito de matar uma pessoa espancada com um pedaço de madeira...

Lauro de Freitas inicia preparativos para Mica Lauro, micareta que antecede carnaval 2026

Mica Lauro, primeira micareta oficial de Lauro de Freitas, já tem data e lugar definidos. O evento acontece de 16 a 18 de...