Prêmio Conciliar: veja unidades e empresas destaques nesta primeira edição

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

“A mediação e a conciliação têm mais legitimidade do que a sentença, pois as partes contribuem para aquilo que melhor lhes convém”, disse o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, abrindo a cerimônia de entrega do Prêmio Conciliar. 

 

Ocorrido na última terça-feira (13), no auditório Desembargadora Only Silva, o evento, cujo objetivo é estimular a resolução pacífica dos conflitos e a redução das demandas de judicialização, premiou unidades e empresas que se destacaram nos índices de conciliação.
 

“Se a prestação jurisdicional é um direito fundamental, não esqueçamos que o fortalecimento da nossa democracia perpassa por aprendermos a dialogar”, disse o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Moacir Fernandes. 
 

A premiação integra o Movimento pela Conciliação e teve como base os resultados de registro da atividade nos Sistemas Processuais (PJe e Projudi). Nesta primeira edição, o período de apuração abrangeu de 1º de dezembro de 2022 a 30 de novembro de 2023.

 

Cinco categorias foram consideradas: índice de conciliação individual no 1º grau; índice de conciliação de unidade judiciária no 1º grau; processos encaminhados para mediação e conciliação no Cejusc; índice de transações penais e composição civil de dano; e índice de audiências realizadas pelo Cejusc Pré-Processual.

 

Entre as Varas Especializadas de Família, alcançaram os dois maiores resultados a 5ª Vara de Salvador, com 47,40% e o total de 1.747 sentenças proferidas; e a Vara de Família, Órfãos e Sucessões da comarca de Juazeiro, com 46,27% sobre o total de 2.066 sentenças. 

 

Na Vara Especializada Cível, os destaques ficaram com a 9ª e a 10ª Vara Cível e Comercial de Salvador, com 2.001 e 1.523 sentenças proferidas, respectivamente. Entre as Varas de Jurisdição Plena, a comarca de Jaguarari obteve o maior resultado: 23,23% total de 1.881 sentenças proferidas. Já no campo das empresas, tiveram destaque a Avon Cosméticos com 54,82%, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. com 46,12% e a IFOOD, com 41,27%. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DF: réveillon de fé e renovação na Praça dos Orixás

As comemorações de virada para 2026 começaram na Prainha da Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá, no início da noite de...

Prefeito Bruno Reis apresenta balanço após quatro dias do Festival Virada Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), apresentou nesta quarta-feira (31) o balanço do Festival Virada Salvador, realizado na Arena O Canto da...

Adolescente é apreendido após furtar R$ 1 milhão em joias de loja

A Polícia Civil de Goiás apreendeu, nessa terça-feira (30/12), um adolescente de 17 anos suspeito de furtar mais de 2 mil joias de...