“Ponta do iceberg”: Advogada alerta que violência doméstica não é fruto de “ato isolado”

Publicado:

Ir à delegacia e denunciar um ato de agressão, como fez a apresentadora Ana Hickmann, é apenas a “ponta do iceberg” da maioria dos casos. A advogada criminalista Thais Bandeira, convidada do JusPod – podcast jurídico do Bahia Notícias, apresentado pela advogada Karina Calixto, alerta para o histórico de violações sofridas pelas mulheres dentro das suas relações antes da tomada de decisão da denúncia e consequente ação judicial.  

 

 

O episódio, que tratou da Lei Maria da Penha (11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006, contou com a coapresentação da advogada Catharina Fernandez, especialista em Direito Penal, e também recebeu a Promotora de Justiça da Bahia Sara Gama Sampaio. Clique aqui e saiba mais sobre as convidadas.

 

“Eu, no atendimento à uma vítima de violência doméstica, a mulher quer me contar e ela precisa me contar do namoro até o dia atual. Então ela vem me contando pequenos detalhes […]. Aí vem trazendo um histórico, não é um ato único, não é um ato isolado”, pontuou Bandeira. 

 

Citando como exemplo o caso Ana Hickmann, a advogada destacou que, assim como outras vítimas de violência doméstica, o episódio específico da agressão física não foi o único motivo pelo qual a apresentadora denunciou o ex-marido Alexandre Correa. “Na delegacia ela contou a pontinha do iceberg”, falou. 

 

Hickmann denunciou o ex-companheiro por violência física, psicológica e patrimonial. A apresentadora da Record conseguiu uma medida protetiva a seu favor. 

 

“Porque, com certeza, para ela chegar naquele momento ali, para uma mulher sentar na minha sala, em um escritório de advocacia criminal, ela já sofreu muito, já passou por poucas e boas”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem de 43 anos é morto a facadas em discussão de trânsito em Juazeiro; suspeito está foragido

Na noite de sexta-feira, 14, um homem de 43 anos, chamado Israel da Silva Bispo, foi brutalmente assassinado a facadas após uma discussão...

Morre Celso Barros, candidato à presidência do Fluminense

Reprodução / Fluminense Celso Barros, candidato à presidência do Fluminense, faleceu neste sábado (15/11) aos 74 anos. Ele, que foi um importante médico,...

Por unanimidade, STF decide tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir Supremo sobre julgamento do pai

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deu um passo significativo ao tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu. A decisão...