Saiba como se proteger diante de chuvas e raios na Bahia; Coelba lista cuidados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Devido ao alerta para chuvas e fortes ventos que pode afetar mais de 300 municípios da Bahia até a próxima quinta-feira (21), volta a ser importante seguir orientações. Em nota, a Neoenergia Coelba, que faz a gestão da energia no estado, alerta para os cuidados que devem ser tomados nestas situações.

 

Durante o período de temporais, a rede elétrica pode ser afetada por raios e queda de objetos e vegetações na rede elétrica provocada pelos fortes ventos.
  

Casa segura

Percebeu umidade em paredes próximas a circuitos elétricos e tomadas? Não se aproxime nem conecte eletrônicos em tomadas instaladas no local. Desligue a chave/disjuntor geral e evite o risco de choques elétricos.

 

Cuidados em alagamentos

Em caso de enchentes e alagamentos, a primeira atitude é desligar a chave geral/disjuntor geral da instalação. Caso o disjuntor esteja em uma área já alagada, chame a Neoenergia imediatamente, através do número 116.

 

Assim que o serviço for restabelecido, um profissional qualificado vai avaliar a instalação elétrica da sua residência antes de religar o disjuntor.

 

No caso de um acidente com choque elétrico, a primeira medida é desligar a fonte de energia. Em seguida, use um material não condutor de energia – plásticos, tecidos grossos, borracha ou madeira – e, sem tocar na vítima, afaste-a da fonte do choque.

 

Logo após, chame um serviço oficial de socorro. Manter a calma até a chegada dos profissionais também é fundamental.

 

Como evitar os choques elétricos

Raios: Aparelhos como televisões, computadores e carregadores de celular devem ficar fora da tomada durante as tempestades.

 

Abrigos: Piscinas, árvores e marquises podem oferecer maior perigo durante as tempestades. Por isso, evite esses locais.

 

Cabos: Ao identificar um cabo desnivelado ou caído, ou até mesmo tocando em galhos de árvores, mantenha distância e acione imediatamente a Neoenergia, através do número 116. 

 

A Coelba informou ainda que aumentou o número de equipes e técnicos para atuar com brevidade em casos de intercorrências na rede elétrica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...