Democracia está inabalada e fortalecida um ano após 8/1, diz Lula

Publicado:

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) publicou fotos da Constituição brasileira frente às sedes dos Três Poderes, exaltando a democracia um ano depois dos atos golpistas de 8 de janeiro.

“Democracia inabalada e fortalecida. Neste 8 de janeiro, um ano depois da tentativa de golpe, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal reforçam o compromisso com a Constituição do Brasil”, escreveu o presidente.

Lula disse ainda que a defesa da Constituição é “dever de todas e de todos”. “A democracia nos une”, declarou.

Ao UOL, o presidente já havia dito que os ataques fortaleceram a democracia, pois permitiram mapear quem queria dar golpe.

Trinta pessoas foram condenadas pela invasão e depredação do Palácio do Planalto e das sedes do Congresso Nacional e do STF. Ao todo, 1.354 pessoas respondem a ações penais, acusadas de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e associação criminosa.

A Polícia Federal faz nesta segunda-feira (8) uma operação que mira os financiadores dos atos. Há um mandado de prisão preventiva e 47 de busca e apreensão. Ainda não se sabe a identidade dos investigados.

Leia Também: PF faz buscas em 11 Estados e no DF na mira de financiadores do 8 de janeiro

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo: homem que plantou bomba em aeroporto diz com quem estava quando foi preso

George Washington de Oliveira Souza, de 57 anos, foi preso pela Polícia Federal (PF) no Guará na recente terça-feira (9). Durante o cumprimento...

Caso Yuri Lima e Iza: curtir fotos sensuais de outras é microtraição?

O jogador de futebol Yuri Lima, namorado da cantora Iza, foi flagrado repostando uma foto de uma mulher de biquíni no Instagram. O...

Moraes barra visita contínua de Valdemar e aliados do PL a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido da defesa de Jair Bolsonaro que solicitava visitas livres e...