Fachin anula condenação de ex-tesoureiro do PT a 24 anos de prisão na Lava Jato

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

 

O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou condenação a 24 anos de prisão sobre o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, em ação da Operação Lava Jato. O caso deve ser analisado pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal. A acusação tratava de suposta arrecadação de propina para o PT na campanha eleitoral de 2010.

 

“Diante dos indícios de que houve a arrecadação de valores, sob a coordenação de João Vaccari, para pagamento de dívidas de campanha do Partido dos Trabalhadores no ano de 2010, afigura-se necessário, conforme orientação da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, reconhecer a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar a persecução penal em apreço”, disse o ministro.

 

O processo foi iniciado na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato. O juiz eleitoral que assumir o caso poderá validar as provas e atos feitos durante a investigação, segundo a decisão de Fachin.

 

Em nota, o advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirmou que a decisão confirma “o que a defesa sustentou desde o início do processo, de que a 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba sempre foi incompetente para tal julgamento e também, incompetentes as decisões emanadas do magistrado ali lotado à época”.

 

“Essa decisão do Ministro Fachin restabelece a legalidade de um processo viciado desde o início, eivado de incontáveis ilegalidades e abusos, o qual propiciou imensas injustiças, todas irreparáveis aos acusados, os quais foram condenados injustamente”, disse o advogado.

 

Vaccari foi condenado em 2017 pelo então juiz Sergio Moro e teve a pena aumentada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Também foram condenados no mesmo processo os marqueteiros João Santana e Mônica Moura.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Relembre a triste morte de 3 estrelas de Renascer, da TV Globo

Renascer é uma novela da Globo que foi exibida originalmente de 8 de março a 13 de novembro de 1993, em 213 capítulos escritos e 216 capítulos apresentados, com o último capítulo reexibido no dia subsequente, 14 de novembro. A trama foi um verdadeiro sucesso da época, marcou toda uma geração e contou com um

Registre-se: mutirão para emissão gratuita de documento civil vai até sexta-feira em toda Bahia

"Eu queria renovar minha carteira de identidade que estava danificada e para isso eu precisava da certidão. Agora, poderei organizar a minha vida", disse Tatiane Santos, exibindo a segunda via da nova certidão de nascimento. Ela, que está desempregada, foi a primeira pessoa a obter o documento civil gratuito no primeiro dia do mutirão, nesta

Dois morrem e duas mulheres são baleadas durante vaquejada no Norte da Bahia

Dois homens morreram e duas mulheres foram baleadas durante um tiroteio em uma vaquejada em Macururé, no Norte baiano. Uma das vítimas mortas é um sobrinho do presidente da Câmara de Vereadores do município, Jonas Alves da Silva Gomes.   Segundo a TV São Francisco, o fato ocorreu na localidade de Fazenda Boa Vista, na