Presidente do TJ-BA e corregedor das Comarcas do Interior recebem título de cidadão luiseduardense

Publicado:

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior, são os mais novos cidadãos de Luís Eduardo Magalhães (LEM). A homenagem ocorreu na Câmara de Vereadores e foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, Cristiano Reis, autor da proposta que foi aceita por unanimidade. 

 

A entrega da placa de cidadão luiseduardense ao chefe do Judiciário baiano foi realizada pelo prefeito Júnior Marabá. No ato, realizado na última segunda-feira (8), também esteve presente a desembargadora federal do Trabalho aposentada, Suzane Faillace Castelo Branco.?

 

“Desde que assumi a função de desembargador, fui surpreendido com o sentimento e a postura de grande acolhimento pela comunidade. Esse movimento de empatia reforçou, em minha rotina profissional, o valioso desejo de retribuir, periodicamente, o carinho e o respeito com o melhor de mim”, declarou o Presidente Nilson Soares Castelo Branco, que é natural de Salvador.

 

Com a intenção de contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça em Luís Eduardo Magalhães, o desembargador Nilson Castelo Branco já apoiou ações como o mutirão de cumprimento de mandados de agosto a outubro de 2022, por meio da Corregedoria das Comarcas do Interior, na pessoa do desembargador Jatahy Júnior. A iniciativa resultou em mais de 7 mil mandados cumpridos, com a colaboração dos magistrados Renata Firme e Tardelli Cerqueira Boaventura.

 

Além disso, realizou a 1ª Jornada de Capacitação em Direito e Agronegócio?e instalou a 1ª Central de Cumprimento de Mandados de Comarcas de Entrância Intermediárias. Essa última ação, também, com o apoio do colega magistrado Jatahy. 

 

“Ser cidadão de uma comunidade é guardar com ela a noção de pertencimento e noção social”, acrescentou. Ele salientou que sua relação com o município é de longa data, visto que assessorou, no ano 2000, o advogado Celso Castro nos encaminhamentos necessários da emancipação política do município, ocorrida pela Lei Estadual nº 7.619/2000.

“Mesmo sem o título, já me sentia luiseduardense. Posso afirmar, de coração e orgulho, que aqui nunca me senti estrangeiro. A magnitude dessa distinção me faz prometer honrá-la, dignificá-la e conservá-la com zelo e dedicação”, declarou Jatahy Júnior.

 

A juíza titular da 2ª Vara Cível de Luís Eduardo Magalhães, Renata Firme, deu continuidade à solenidade procedendo à entrega da placa de cidadão luiseduardense ao Corregedor das Comarcas do Interior. Participaram do ato os filhos do magistrado, Edmilson Jatahy Fonseca Neto e Pedro Dalton Jatahy Fonseca.

 

“Os nossos homenageados são homens de ouro. Como dizia Platão: ‘São homens de ouro, não pelo valor em si, mas por sua principal característica de não se influenciarem pelo meio”, declarou a juíza Renata Firme. A magistrada destacou que, na atual gestão do TJ-BA, a distância que existia entre a comarca de LEM e Salvador diminuiu. “Nunca nos sentimos tão incluídos”, acrescentou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juazeirense empata com América-RN em casa e decisão fica para Natal

A partida entre Juazeirense e América-RN na Série D do Campeonato Brasileiro foi marcada por emoção e expectativa, terminando em um empate de...

Jovem é morto a tiros e namorada fica ferida em emboscada na região sisaleira

Na madrugada de um domingo sombrio, um jovem de apenas 18 anos, identificado como Rangel Pereira de Almeida, conhecido entre amigos como “Neguinho”,...

Estudantes da Chapada criam pomada e xarope com aroeira para tratamento de feridas e infecções

Em um pequeno município de Ipupiara, na Chapada Diamantina, dois estudantes visionários, Marcos Wesdras e Ana Kaylla, estão transformando o conhecimento tradicional em...