Vítimas de clonagem de veículos devem prestar queixa na polícia e abrir processo no Detran

Publicado:

Acumular dívidas de multas e aumentar a pontuação na carteira de habilitação, não sendo o responsável pelas infrações, são transtornos enfrentados por quem teve o veículo clonado. O clone é geralmente proveniente de furto ou roubo. Ele tem as mesmas características do veículo original, como marca, modelo e cor, e usa cópias das placas para escapar da fiscalização.

O indício de clonagem surge quando o proprietário não reconhece infrações registradas em nome dele, que aconteceram em locais por onde o seu veículo não teria transitado. Para resolver o problema, a pessoa deve prestar queixa na delegacia e depois se dirigir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) para apresentar a defesa e dar entrada no processo de clonagem veicular, solicitando a troca das placas, anulação das multas e baixa na pontuação da habilitação. Em 2018, foram abertos 474 processos, com 276 decisões favoráveis aos reclamantes.

Na apuração de suspeita de clonagem, o órgão de trânsito faz a perícia no veículo original, confere a documentação do proprietário e do carro e analisa todas as provas, como fotos e vídeos, para a emissão de um parecer. “A apuração é um trabalho minucioso, que requer tempo e cuidado, para termos uma decisão com segurança jurídica. Depois de dar entrada ao processo, o cidadão pode pedir o efeito suspensivo das multas, se for fazer o licenciamento ou transferência do veículo, enquanto o processo estiver em andamento”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedido de pizza ao 190 volta a salvar mulher em caso de violência doméstica na Bahia

Um pedido de pizza ao telefone 190 salvou mais uma vida na Bahia. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (5)...

Grávida passa mal ao tentar entrar em presídio com droga escondida nas partes íntimas, em Feira de Santana

Uma mulher grávida passou mal e precisou ser hospitalizada ao tentar entrar no Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS) com maconha escondida...

Governo da Bahia entrega novas unidades de Segurança Pública em Ponto Novo

Neste sábado (6), Ponto Novo recebeu um importante reforço na segurança pública. O Governo do Estado da Bahia inaugurou duas novas unidades integradas:...