TJ-BA abre PAD contra juiz acusado de intimidar pessoas com armas e criticar tribunal nas redes sociais

Publicado:

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu na sessão desta quarta-feira (24) abrir um processo administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz Antônio Henrique da Silva, da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana. O sigilo do processo foi quebrado.

 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, lembrou que o juiz já está afastado das funções. Ele foi afastado em 2019. Com a decisão de hoje, o magistrado segue longe do cargo (veja aqui).

 

Antônio Henrique da Silva é acusado de ameaçar servidores, colaboradores e até vendedores ambulantes com arma. Mais recentemente, em agosto de 2022, ele teria cometido condutas inaceitáveis durante visita realizada ao Conjunto Penal de Feira de Santana.

 

Conforme Rotondano, o juiz também utilizava redes sociais para criticar e proferir ofensas diárias ao TJ-BA, magistrados, autoridades e o diretor do presídio do município, além de se promover.

 

Em 2019, ao decidir pelo afastamento, o TJ-BA apontou uma série de outras infrações disciplinares, como: problemas com audiências de custódia, assédio moral, porte de armas de fogo em público, desrespeito às determinações da administração do fórum, afronta às instituições públicas, injúrias e grosserias contra o Poder Judiciário, falta de cortesia com colegas, servidores e advogados, e até condução de audiência por Whatsapp. 

 

À época, a sindicância determinou a realização de exame de sanidade mental. Um ano depois, em agosto de 2020, foram constatados problemas psiquiátricos tratáveis e o Pleno opinou pelo arquivamento do processo contra ele.

 

Na sessão de hoje, por unanimidade, o TJ-BA também votou pela suspensão das redes sociais do juiz Antônio Henrique da Silva, bem como do porte de arma

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende acusado de matar amigo com 40 facadas após desentendimento na Bahia

Na última terça-feira (7), a polícia prendeu um homem de 36 anos, suspeito de assassinar Vinícius Silva dos Santos, de 22 anos, em...

Símbolo da MPB e Tropicália, Tom Zé pode ser homenageado com maior honraria da AL-BA

A deputada estadual Fátima Nunes, do PT, propôs que Tom Zé, cantor e compositor baiano, receba a Comenda 2 de Julho, a mais...

Brasil ultrapassa 50 mil vagas anuais em Medicina após abertura de 77 novos cursos, alertam pesquisadores

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil vagas anuais em cursos de Medicina, conforme revelou um levantamento da Faculdade de Medicina da...