Programa Férias nas Escolas oferta atendimento à saúde para comunidade escolar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Promoção de espaços para os cuidados com a saúde também tem sido a tônica do projeto Férias nas Escolas com mais Saber e Sabor, que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está promovendo para estudantes da rede estadual. Em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão sendo oferecidos, até o dia 31 de janeiro, serviços nas áreas de Ginecologia e Urologia, além de exames laboratoriais e avaliação nutricional. A iniciativa também aborda temas como “Álcool e drogas na juventude” e “Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”, a partir da exibição de vídeos educativos com uma linguagem mais coloquial.

 

Dentro da programação do projeto, além das oficinas de arte, esporte, cultura e lazer, estão sendo reservados dois dias para cada estabelecimento de ensino receber a equipe da Sesab. A expectativa é atender estudantes, familiares e moradores do entorno das escolas que aderiram à iniciativa e estão localizadas em 25 municípios. Para ter acesso aos serviços médicos, basta se dirigir à unidade escolar, observando o cronograma de atendimento nas escolas e apresentar a carteira de identidade e o cartão do SUS.

Acesse aqui o cronograma de atendimentos ( https://acesse.one/2ot6H)

Em Feira de Santana, por exemplo, 10 escolas já reservaram na sua grade de atividades do recesso a inclusão dos serviços. É o caso do Colégio Estadual Professora Tecla Mello, onde, além dos integrantes da comunidade escolar, moradores de locais próximos à escola foram atendidos. Para o educador André Luís Matos, a iniciativa foi muito bem recebida e a expectativa é aprimorar, cada vez mais, a oferta desses serviços que aproximam a comunidade do ambiente escolar. “A proposta é fantástica e atende não só estudantes, professores e funcionários, como moradores das proximidades, que aproveitam este período mais tranquilo para colocar a saúde em dia. Esta é uma demanda recorrente para a população das localidades próximas ao colégio, na zona mais periférica da cidade”, explica.

 

No Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo VI, também em Feira de Santana, a oferta de exames laboratoriais, no dia 18 de janeiro, despertou o interesse dos pais e funcionários. O porteiro do colégio, Evandro Conceição Jesus Filho, por exemplo, aderiu à iniciativa e não só atualizou os exames, como aproveitou para levar a esposa, os dois filhos e um sobrinho. “Além da comodidade para mim, que trabalho aqui, pude também trazer minha família. É importante cuidar da saúde e esta iniciativa nos proporcionou isso”, afirma.

 

Na capital baiana, as escolas também estão aderindo ao projeto e a comunidade está aproveitando a oferta dos serviços médicos. Nesta quarta-feira (24), em Nova Sussuarana, por exemplo, moradores das proximidades da instituição de ensino compareceram em peso, superando as expectativas da equipe de coordenação do Colégio Estadual Ruth Pacheco. O mestre de obras Luciano dos Santos, 56 anos, que mora bem próximo ao colégio onde seu filho estudou até completar o Ensino Médio, comentou sobre o projeto. “Achei uma excelente iniciativa e já estava precisando fazer meus exames. Geralmente, procuro o posto para cuidar da saúde. Aqui está sendo muito mais confortável, até porque fica a 150 metro da minha casa”, comemorou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivete Sangalo fala sobre saudade de Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil em show em Salvador

Em participação no show de Gilberto Gil em Salvador, no último sábado (20), Ivete Sangalo desabafou, nos...

Virginia diz que vai passar o Natal longe dos filhos e causa revolta

A controvérsia ganhou as redes quando a influenciadora Virginia Fonseca anunciou que passará o Natal longe da família pela primeira vez. À frente...

Adolescente de 17 anos é sequestrado após invasão de residência em Eunápolis

A Polícia Civil investiga o desaparecimento de um adolescente de 17 anos, levado à força por homens armados na tarde desta sexta-feira (19)....