Desembargador Roberto Frank se despede do Colégio de Presidentes dos TREs

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador Roberto Maynard Frank, encerrou o seu mandato na presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Na última segunda-feira (29), o magistrado se despediu durante solenidade realizada em Belo Horizonte, na sede do TRE-MG. O cargo passa a ser ocupado pelo desembargador do TRE mineiro, Octavio Augusto Boccalini, que tomou posse durante o evento. 

 

Em seu discurso de despedida, o desembargador Roberto Frank expressou gratidão pela recepção em Minas Gerais e ressaltou que “fortalecer o Colégio de Presidentes significa fortalecer a própria Justiça Eleitoral”. Ele destacou ainda que a missão da Justiça Eleitoral é “assegurar a equidade e transparência nas eleições, contribuindo para a consolidação da vontade popular e a legitimidade dos representantes escolhidos”.

 

O desembargador baiano aproveitou a oportunidade para também desejar sucesso ao novo presidente do Coptrel, assegurando-lhe o apoio irrestrito do Colegiado. “Tenho certeza e confiança de que o desembargador Octavio será um grande líder. Além de sua inquestionável competência, faço votos para que sua gestão seja produtiva e desejo muito sucesso em sua jornada à frente dessa nobre missão”, complementou. 

 

O presidente recém-empossado reafirmou seu compromisso com a efetividade da Justiça Eleitoral, celebrando o Estado Democrático de Direito, a liberdade e a democracia. “Meu compromisso é com a investidura da jurisdição eleitoral, uma ideia transmitida pelo exemplo profissional do desembargador Roberto Frank em sua presidência neste Colégio. A Justiça Eleitoral é guardiã constitucional da vontade popular e a Democracia é cultura”, pontuou Boccalini. 

 

Novo presidente do Coptrel, desembargador Octavio Augusto Boccalini. Foto: TRE-MG

 

A nova gestão do Coptrel ainda tem como vice-presidente a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão (TRE-PB), até que o desembargador Raimundo Nonato, presidente do TRE-CE, assuma a vice-presidência. A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (TRE-MT) ocupará a função de secretária do colegiado.

 

Roberto Maynard Frank, que também está encerrando a sua gestão como presidente do TRE-BA, foi homenageado pelo presidente do Regional mineiro com  uma placa, em reconhecimento pelo seu trabalho à frente do Coptrel.

 

Homenagem ao desembargador Roberto Maynard Frank. Foto: TRE-MG

 

Foto: TRE-MG

 

PAUTAS

O uso da inteligência artificial foi um tema recorrente nos Encontros do Coptrel realizados durante a gestão do desembargador Roberto Frank. Em seu discurso, o presidente do TRE-BA enfatizou que essa inovação tem o potencial de revolucionar a condução das operações, tornando-as mais ágeis e precisas. Ele mencionou a adesão dos tribunais ao uso da inteligência artificial, especialmente ao sistema Janus, desenvolvido pelo TRE-BA, e que já foi implantado nos 23 TREs. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ruim igual a mãe”; ex-conselheiro do DF agride mulher e ameaça filha

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santa Maria acatou pedido do Ministério Público e determinou a concessão de medidas...

Mortes e demissões: fuga cinematográfica da Papuda completa 10 anos

Há exatamente 10 anos, na madrugada de 21 de fevereiro de 2016, 10 presos que estavam cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda fugiram...

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...