Caravelas mais uma vez tem a melhor saúde pública do extremo sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O período avaliado foi o terceiro quadrimestre de 2023 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Dentre os treze municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, Caravelas ficou em primeiro e Itamaraju em último.

A nota é definida através do Indicador Sintético Final (ISF), veja aqui, cálculo do conjunto dos sete indicadores determinantes do valor para o incentivo financeiro a ser transferido ao município. Quanto maior, mais dinheiro para a saúde, quanto menor, menos dinheiro.

Mais uma vez, Caravelas está rindo à toda por se destacar na região, repetindo o feito de ser o município com melhor serviço de saúde pública na atenção básica, ou seja, com melhor avaliação das ações de prevenção.

Captura de tela 2024 02 01 063801
Ranking dos municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, segundo avaliação do Ministério da Saúde

A nota de Caravelas foi o ISF 9,87, empatando com Mucuri, também com ISF 9,87, contudo, por critério de desempate, o município alcançou o desempenho 720,86, abaixo dos 723,25 de Caravelas.

Enquanto os primeiros comemoram, os municípios da ponta de baixo, amargam sucessivas indicações de que precisam melhor seus serviços na atenção básica e ampliar as ações de prevenção e de maior qualidade de vida à população. Em penúltimo, Teixeira de Freitas com ISF 6,71, seguido por Itamaraju com ISF 4,89, em último.

Desempenho dos municipios da regional extremo sul da Bahia no Previne Brasil
Desempenho dos municípios da regional extremo sul da Bahia no Previne Brasil

Essa avaliação é do Ministério da Saúde (MS), através do Previne Brasil, modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Na prática, o programa repassa recursos financeiros para os municípios, pagando por desempenho como incentivo para ações estratégicas, então, quem fizer melhor trabalho recebe mais.

Captura de tela 2024 02 01 070731
Situação dos municípios integrantes da região extremo sul da Bahia

Apesar de o programa estimular melhor desempenho, o Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita, referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Menor é Apreendido com Drogas no Bairro Bela Vista em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Por volta das 00h15 deste domingo (5), no Bairro Bela Vista, uma ação da Polícia Militar levou à apreensão de um menor de 15 anos. Na Rua Rio Negro, o adolescente foi flagrado com 19 papelotes de cocaína, três pedaços de maconha e uma motocicleta Honda/Fan 150 de cor preta. O material

Idoso é agredido, humilhado e ameaçado pela companheira no Kaikan Sul: Mulher é presa pela PM

Teixeira de Freitas: Um caso perturbador de violência doméstica foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira, 03 maio, envolvendo uma série de agressões físicas e psicológicas. Segundo informações, Boletim de Ocorrência um idoso de 73 anos foi repetidamente perseguida e teve sua liberdade física restringida pela companheira de 48 anos

Barbárie em Medeiros Neto: Corpo de idoso desaparecido é encontrado em decomposição e com sinais de violência

Medeiros Neto: Germino dos Santos Braga, 77 anos, residente em Medeiros Neto, desaparecido desde quinta-feira, 02 de maio, foi tragicamente encontrado morto na manhã deste sábado, 04 de maio. O corpo estava em uma área rural conhecida como "Córrego do Arasmino", apresentando sinais de extrema violência. Germino, morador do Bairro Uldorico Pinto, saiu de casa