Bloquinhos dão início ao pré-carnaval do Fuzuê

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Dando início às comemorações pré-carnavalescas em Salvador, o Fuzuê levou centenas de baianos e turistas ao circuito Tapajós, entre a Ondina e a Barra, para homenagear cerca de 40 bloquinhos e fanfarras, neste sábado (03). 

 

O “PODER DA EDUCAÇÃO NO CIRCUITO TAPAJÓS

 

 

Um dos primeiros blocos a desfilar no circuito Tapajós, neste sábado (03), foi o Bloquinho do Professor Bira, que trouxe para a Ondina a reivindicação dos professores baianos e uma mensagem inspiradora: “O poder da educação transforma o mundo”.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o professor Bira, responsável pelo bloco, ressaltou a importância do tema. “O nosso tema sempre é educação, o poder da educação transforma o mundo, transforma pessoas, melhora a sociedade e também a questão da cultura”. 

 

O professor do IFBA de Salvador também ressalta que o Carnaval é um momento importante de representação e manifestação social: “Estamos aqui sempre ressaltando esse poder da educação, como mola propulsora para melhorar a sociedade, torná-la mais justa, mais solidária, mais igualitária, então o carnaval apesar das discrepâncias que a gente tem, das desigualdades, mas é um momento também que a gente tem de congraçamento das raças, das etnias, dos modos de ser, de pensar, então é essa grande festa”

 

TODOS PELA MÚSICA NORDESTINA

 

 

Em homenagem a música nordestina, o bloco feminino Oficina de Sons, levou o cangaço baiano para o Fuzuê, neste sábado (03). “A gente vai defender essa mulherada arretada que a gente tem no Nordeste”

 

O grupo, que se apresenta na capital baiana desde a tradicional Lavagem do Bonfim, deve continuar levando a beleza do nordeste ao carnaval de Salvador durante toda a festa. “Estamos pelas ruas de Salvador, levando a nossa engrenagem percussiva, defendendo a música sem cordas, defendendo a música democrática, o carnaval democrático, onde todo mundo participar, pode participar, crianças, jovens, adultos, famílias. Aqui no nosso bloco, inclusive, temos 30 mulheres que desenvolvem atividades em outras áreas do conhecimento, mas escolheram a música para as suas vidas, e hoje a gente vai defender a música nordestina, cantoras, intérpretes.” 

 

O grupo vai se apresentar neste domingo (04), no Furdunço; na quinta-feira de carnaval (07), na Barra e na tradicional Mudança do Garcia, na segunda-feira (12).

 

SÃO JOÃO NO CARNAVAL 

 

 

A quadrilha junina Forró do ABC, levou a musicalidade das comemorações juninas na Bahia para o circuito Tapajós, neste sábado (04). Os trajes coloridos do grupo chamaram a atenção dos foliões durante o Fuzuê.

 

“O forró do ABC é do bairro da Liberdade e nós temos 41 anos de existência. A quadrilha é cultura. E onde tem cultura, cabe quadrilha em qualquer lugar. No fuzuê, no carnaval, onde tiver o espaço que se chama cultura, a quadrilha tem que estar presente sim” 

 

O grupo deve se apresentar ainda no Furdunço, neste domingo (04), na companhia do cantor Magary Lord, levando o tema homenageia os bonecos juninos. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homens armados atacam e assaltam a Biblioteca Mário de Andrade, no coração da cidade

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo, foi alvo de uma invasão na manhã do último domingo. Dois...

Ana Castela faz coreografia em show do namorado, Zé Felipe

Durante o show de Ze Felipe em Embu das Artes, Ana Castela não apenas acompanhou a apresentação, mas também subiu ao palco e...

Maya Massafera revela gasto milionário com cirurgias de transição

A influencer Maya Massafera revelou detalhes sobre a sua transição de gênero e os custos envolvidos, durante participação no programa Sabadou com Virgínia,...