TAGS

Produção industrial baiana fecha 2023 em queda de quase 2%

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A indústria da Bahia fechou o ano de 2023 com uma queda acumulada de 1,8% na sua produção, retomando, assim, os resultados negativos, depois de ter apresentado crescimento em 2022 de 2,4% frente a 2021. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (8).

De novembro para dezembro do ano passado, a produção industrial da Bahia mostrou queda de 1,4%, após dois aumentos seguidos nessa comparação de 9,1% de setembro para outubro e 2,8% de outubro para novembro. 

O desempenho ficou abaixo do verificado no Brasil como um todo 1,1% e foi o 11º entre os 15 locais com resultados para esse indicador, 5 dos quais mostraram recuos.

Já frente a dezembro de 2022, a atividade fabril baiana seguiu em alta de 5%, apresentando o terceiro resultado positivo consecutivo, nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior. 

O crescimento no estado de 1% superou o nacional e foi o 9º mais elevado, num contexto em que 12 dos 18 locais com resultados nessa comparação tiveram altas.

De acordo com o IBGE, nos 11 anos compreendidos entre 2003 e 2023, a indústria da Bahia teve aumento de produção apenas em 3 ocasiões: 2013 (+6,7%), 2018 (+0,8%) e 2022 (+2,4%). Nos 11 anos anteriores a esse período (de 2003, inclusive, a 2013), a situação foi justamente a inversa, e o estado só tinha apresentado quedas da produção em três momentos: 2003 (-1,0%), 2009 (-5,6%) e 2011 (-4,9%). 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pré-candidato à Prefeitura de Alagoinhas denuncia violência política

O ex-prefeito e pré-candidato Prefeitura de Alagoinhas, Paulo Cezar (União), denunciou, neste domingo (26), um ato de violência política sofrido por ele durante campeonato de futebol no município.    Segundo o candidato da oposição ao atual governo municipal, o agressor seria um homem  conhecido como Jai, suposto irmão da vereadora Juci Cardoso (PCdoB), apoiadora do

Procon-Ba fiscaliza o comércio para coibir práticas abusivas nas compras do Dia dos Namorados

De olho no aquecimento do mercado direcionado ao 'Dia dos Namorados', o Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos - SJDH, iniciou nesta segunda-feira (27), a "Operação Afrodite 2024". A proposta é fiscalizar o comércio voltado à comemoração afetiva (lojas de lingeries, sexy shops e motéis) para coibir práticas abusivas e inadequadas.  

Após acusação de aliado, prefeito de Camaçari nega cobrança de propina a empresa de água sanitária

Após o vazamento de um áudio em que o prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca (União), afirma que a prefeitura de Camaçari supostamente teria cobrado propina para a instalação da fábrica da empresa de água sanitária Dragão no município, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, se manifestou sobre as acusações do correligionário.