CNJ estuda normas para padronizar atuação dos juízes das garantias

Publicado:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está elaborando um texto que servirá de base para regulamentar o funcionamento do trabalho dos juízes de garantias, criados pelo chamado Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019). 

 

A primeira reunião do grupo de trabalho, que conta com representantes do Sistema de Justiça, ocorreu na quinta-feira (8), na sede do CNJ, em Brasília. Até julho, o grupo deve apresentar um texto que oriente o Judiciário na implementação da lei que prevê a atuação dos juízes das garantias em relação ao controle de legalidade da investigação criminal e à preservação dos direitos individuais de investigados e investigadas.

 

O GT deverá seguir os passos já iniciados pelo CNJ em 2020, quando foi criado um primeiro grupo para adequar as determinações legais ao funcionamento da Justiça. A ideia é reunir a norma com diretrizes firmadas em acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.298, suas realidades estaduais e lei de organização judiciária.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Gil retorna aos palcos e emociona ao cantar para Preta

Gilberto Gil fez seu emocionante retorno aos palcos no último domingo (17/8), um momento aguardado após a perda da filha, Preta Gil, em...

Idoso é encontrado morto em Eunápolis; corpo tinha sinais de espancamento

Na manhã deste domingo (17), a tranquilidade de Eunápolis foi abruptamente interrompida ao serem encontrados os restos de um homem. O corpo...

Motocicleta roubada na Paralela é recuperada pela Polícia Militar em Massaranduba

Neste domingo (17), uma motocicleta roubada na Avenida Luís Viana Filho,...