Segundo dia de plantão da Defensoria no carnaval de Salvador alcança mais de mil pessoas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em regime de plantão, as vistorias, visitas e atendimentos, nos postos fixos e móveis, realizados pela Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) no segundo dia de carnaval, nesta sexta-feira (9), atingiram um público superior a mil pessoas, incluindo estabelecimentos de saúde, delegacias, postos de apoio a catadores e atendimentos prestados diretamente ao cidadão.

 

A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) já começou a atender no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O caminhão de direitos permanecerá no endereço até o domingo (11), e, na segunda-feira (12) parte para Ondina, na Avenida Milton Santos, onde fica até o final do carnaval.

 

No circuito Batatinha (Pelourinho e Centro Histórico), uma equipe da Defensoria percorreu quatro pontos de apoio a catadores e catadoras de resíduos, verificando o processo de cadastramento e a distribuição de kits de alimentação. Essa mesma equipe, composta pelas defensoras Mariana Araújo e Iêda Maciel, passou antes pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), conferindo as ocorrências registradas.

 

Enquanto isso, outro grupo – formado pelas defensoras Eva Rodrigues e Gisele Aguiar – se dirigiu ao circuito Barra-Ondina, a fim de dialogar com representantes de organizações de catadores formadas por pessoas em situação de rua, ouvir suas demandas e checar o espaço de acolhimento disponibilizado para os/as trabalhadores. Em seguida, estiveram na inauguração da tenda ‘Oxe, Me Respeite’, da Secretaria de Políticas para Mulheres, no Pelourinho.

 

Pela tarde, a defensora-geral, Firmiane Venâncio, recebeu a secretária Fabya Reis, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e parte de seu corpo técnico, com quem dialogou sobre a situação de catadores, ambulantes e crianças e adolescentes no circuito. Na sequência, houve reunião com o inspetor-geral da Guarda Municipal de Salvador (GCM), Marcelo Silva, para discutir e avaliar as ações realizadas em parceria. 

 

Firmiane Venâncio esteve ainda na Casa do Olodum, no Pelourinho, no evento que reuniu diversas lideranças do movimento social e autoridades da Segurança Pública.

 

Já nos circuitos, foi dia de realizar vistorias das delegacias, a fim de verificar a estrutura e assegurar o correto cumprimento do fluxo de custódia. A ronda foi feita pelas defensoras Elaina Rosas e Mônica Antonieta, que ainda orientaram e conversaram com os flagranteados.

 

O Plantão da Defensoria funciona até o dia 14 de fevereiro, das 9h às 21h, na Rua Pedro Lessa, n. 123, no Canela.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por agredir a mãe e maltratar a filha com deficiência em Juazeiro

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Civil na última quinta-feira (22), acusado de violência doméstica e maus-tratos contra a própria...

Força Sindical realiza Encontro Regional para debater estratégias sindicais em Ilhéus

Lideranças sindicais de várias categorias participaram, na última quinta-feira (21), do Encontro Regional Sul e Extremo Sul, promovido pela Força Sindical Bahia, na...

Deputada sugere implementação de calendário fixo para realização de feiras de artesanato na nova Rodoviária

Deputada Olívia Santana (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Indicação para transformar o novo Terminal Rodoviário de Salvador,...