Na volta do recesso, CNJ deve analisar conduta disciplinar de desembargador e juiz alvos da Faroeste

Publicado:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza nesta terça-feira (20) a primeira sessão ordinária de 2024 e na pauta da abertura dos trabalhos, o colegiado deve examinar uma reclamação disciplinar contra o ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Nascimento Britto e o juiz baiano Sérgio Humberto de Quadros Sampaio. 

 

Ambos são investigados pela Operação Faroeste, que apura esquema de venda de sentenças no TJ-BA envolvendo terras no oeste do estado. Britto foi aposentado pelo critério de idade em outubro de 2021 e Sampaio já foi aposentado compulsoriamente duas vezes pelo Pleno da Corte baiana. 

 

A ação está sob relatoria do conselheiro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça. A sessão do CNJ está marcada para às 14h30.

 

A reclamação disciplinar dos magistrados baianos se junta a outros processos ligados a mais 17 juízes que estão na mira do CNJ, como detalha o UOL. Entre eles estão as acusações de vendas de sentenças contra quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), e a fala xenófoba do desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal de Justiça do Paraná.

 

Os desembargadores do Rio respondem também criminalmente à acusação de terem montado um esquema de corrupção dentro do TRT-RJ. Eles foram denunciados pelo recebimento de R$ 8,5 milhões em propina, junto com advogados. O grupo seria ligado ao ex-governador do Rio Wilson Witzel.

 

Além do caso da juíza federal Gabriela Hardt, que atuou na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Ele é suspeita de não ter tomado providências após ser alertada de supostas ilegalidades que teriam sido cometidas pelo ex-juiz Sergio Moro e ex-procuradores da República.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo dos EUA impõe sanções a presidente da Colômbia Gustavo Petro

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções econômicas contra o presidente colombiano, Gustavo Petro, sua esposa, Veronica Garcia, e seu filho,...

Império das Maquiagens: veja mansão de empresário que sonegou milhões

Victor de Albuquerque Cavalcante, de 28 anos, proprietário da rede Império das Maquiagens (IDM), é alvo de uma investigação por suposta sonegação fiscal...

Polícia Civil prende nove pessoas durante a Operação “Luz no Amanhecer” no território do Sisal

A Polícia Civil prendeu nove pessoas durante a Operação “Luz do Amanhecer”, realizada em Santaluz, na região sisaleira, entre a última quinta-feira (23)...