Goiânia confirma primeira morte por dengue em 2024

Publicado:

A Prefeitura de Goiânia, capital de Goiás, confirmou, nesta quarta-feira (21/2), a primeira morte por dengue em 2024. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima é uma mulher acima dos 60 anos.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quarta, a capital de Goiás registrou 2.542 casos confirmados de dengue. O número representa uma alta de 67,2% em comparação com o boletim anterior, que contabilizou 1.520 casos.

“Além desses, outros fatores têm contribuído para o aumento de casos, como o inverno atípico, além das consequências provocadas pelo El Niño. A chuva, somada ao calor, favorece na replicação do mosquito Aedes aegypti”, afirma o secretário de Saúde, Wilson Pollara.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade da população em eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana.

As principais medidas para evitar a proliferação do mosquito são:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; Colocar areia nos pratos de plantas; Recolher e acondicionar o lixo do quintal; Limpar as calhas; Cobrir piscinas; Cobrir bem a cisterna; Deixar as lixeiras bem tampadas; Limpar a bandeja externa da geladeira; Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; Cobrir bem todos os reservatórios de água. Vacinação A vacinação contra a dengue começou na semana passada em Goiânia. Goiás recebeu mais de 100 mil doses do imunizante, que foram distribuídos para 51 municípios do estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina pode ser encontrada nas 72 salas de imunização distribuídas pela capital.

Casos de dengue Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 715.665 casos prováveis de dengue até esta quarta. Ainda de acordo com a pasta, o país notificou 135 mortes pela doença, e outras 481 estão sob investigação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PT e PL negociam solução para um dos impasse no PL Antifacção

Líderes do PT e do PL na Câmara dos Deputados estão em diálogo para resolver um dos principais pontos de divergência sobre o...

Youtuber que prometia se casar com várias mulheres fez fortuna com golpe

Um youtuber do Rio de Janeiro, conhecido por prometer casamentos com várias mulheres, está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo Tribunal de...

Polícia Civil indicia 12 envolvidos no assassinato do ex-delegado-geral de SP; PCC é apontado como responsável pelo ataque

A Polícia Civil de São Paulo concluiu a investigação sobre o assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes....