Gilmar interrompe julgamento que pode zerar processo contra Cunha

Publicado:

Por meio de um pedido de vista, o ministro Gilmar Mendes fará o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha aguardar mais algum tempo para saber se um processo aberto contra ele a partir da Operação Lava Jato terá todas as decisões invalidadas pela Corte. A sentença do caso já foi anulada pelo STF.

A ação da Lava Jato em questão levou o ex-deputado a uma condenação a 15 anos e 11 meses de prisão, em setembro de 2020, pela Justiça Federal do Paraná. O juiz Luiz Antônio Bonat considerou Cunha culpado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de fornecimento de dois navios-sonda à Petrobras.

Em maio de 2023, no entanto, a sentença foi anulada pela Segunda Turma do STF. Os ministros decidiram na ocasião mandar o processo à Justiça Eleitoral, mas não invalidaram todas as decisões anteriores da Vara da Lava Jato e determinaram que o juiz eleitoral decidisse se elas serão ou não aproveitadas.

Os advogados de Eduardo Cunha, então, recorreram. Eles argumentaram que, se a Justiça Federal do Paraná não poderia tocar o caso, todas as decisões no processo deveriam ser anuladas.

No julgamento do recurso, no plenário virtual do colegiado, o relator, Nunes Marques, havia rejeitado o pedido da defesa. Gilmar, então, pediu vista nessa quarta-feira (21/2) e suspendeu a análise do caso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criminosos encapuzados invadem residência e matam jovem com 22 disparos em Itabela

Em uma noite marcada pela tragédia, Luiz Henrique Mendonça Basquives, de 24 anos, foi brutalmente assassinado em Itabela. Ele estava na área externa...

TJ-BA institui novo sistema para criação e revisão de súmulas em reforma regimental

No dia 20, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovou a Emenda Regimental nº 2, que estabelece um novo sistema para a...

Corpos de mulheres mortas em Ilhéus não tinham sinais de violência sexual, aponta polícia

Os corpos de três mulheres encontradas em Ilhéus, no Sul da Bahia, não mostram sinais de violência sexual, conforme informou o delegado Helder...