Presidente do TJDFT visita redação do Metrópoles

Publicado:

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, visitou a redação do Metrópoles, nessa quarta-feira (6/3).

Cruz Macedo concedeu entrevista à colunista Isadora Teixeira, publicada nesta quinta (7/3). Na ocasião, detalhou a atuação da Corte no combate à violência contra a mulher, tanto na punição dos agressores e feminicidas quanto no desenvolvimento de ações voltadas às vítimas.

A CEO do Metrópoles, Lilian Tahan, disse que somar esforços no combate à violência contra a mulher é uma obrigação de todas as instituições. “Neste sentido, o Metrópoles não somente apoia as iniciativas do TJDFT, como também se compromete a divulgar sistematicamente as ações que colaborem para a diminuição da incidência de feminicídios e fortaleçam as mulheres na busca por proteção e punição contra seus agressores”, afirmou.

Natural de Mauriti, no Ceará, Cruz Macedo ingressou no TJDFT como desembargador, em 2002, pelo Quinto Constitucional, vaga destinada à advocacia.

Entre 2014 e 2016, o magistrado atuou como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). No biênio seguinte, de 2016 a 2018, foi corregedor do TJDFT. Em abril de 2022, Cruz Macedo tomou posse como presidente do TJDFT.

O desembargador concluirá o mandato à frente da Corte no mês que vem. Com 21 anos de experiência no Tribunal, Cruz Macedo disse que voltará à rotina de julgamentos sem as atribuições do cargo de presidente.

“Vou julgar, julgar e julgar, que é o que eu faço já há muitos anos e gosto de fazer. Gosto de estudar o processo. Gosto de procurar a melhor solução e de julgar conforme o que está no processo”, afirmou.

Na entrevista, Cruz Macedo também falou sobre ação para igualdade de gênero no TJDFT e opinou sobre a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) aos participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Assista à entrevista:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto aprovado na Câmara muda legislação para garantir mamografia no SUS a mulheres a partir dos 40 anos

Nesta terça-feira (28), a Câmara aprovou por unanimidade um projeto de lei que assegura a realização anual do exame de mamografia para mulheres...

“Maior chacina do RJ”, diz presidente dos Direitos Humanos da Câmara

Na última terça-feira, 28 de outubro, o deputado Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, descreveu a operação policial no...

CNJ lança manual para fortalecer acesso de povos indígenas à Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo um avanço significativo no acesso à Justiça para povos indígenas ao lançar o Manual de...