Abin faz auditoria interna ampla após PF flagrar Ramagem com aparelhos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem feito uma auditoria ampla nos aparelhos eletrônicos e normas de segurança do órgão. A revisão começou em fevereiro, depois que o ex-diretor da agência e atual deputado Alexandre Ramagem foi flagrado pela Polícia Federal (PF) com um notebook e um celular da Abin.

Alvo de uma operação da PF no fim de janeiro, Ramagem é investigado por supostamente liderar um sistema de espionagem ilegal quando era diretor-geral da Abin, durante o governo Bolsonaro. O homem de confiança da família Bolsonaro deixou a agência em abril de 2022 para concorrer à Câmara.

A Abin planeja encerrar a auditoria em abril, com a revisão também de processos burocráticos para a concessão e retorno de aparelhos funcionais. Na teoria, a Abin faz uma “entrevista específica de segurança corporativa” com ex-funcionários, e recolhe todos os itens da Abin com a pessoa, além de bloquear o acesso presencial e virtual à agência.

Segundo a PF, a reunião de teor golpista de Jair Bolsonaro com ministros no Planalto em julho de 2022 mostra que o então presidente sabia que a Abin agia ilegalmente ao monitorar adversários políticos.

Na reunião, o então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmou que havia passado uma ordem para o diretor-adjunto da Abin, Victor Carneiro, sucessor de Ramagem, infiltrar agentes da agência em campanhas eleitorais de outros candidatos. Bolsonaro logo interrompeu a fala de Heleno e disse que conversaria com o general “em particular” sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...