STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (13) reconhecer a licença-maternidade para mães não gestantes nos casos de união estável homoafetiva.

 

A decisão vale para o caso de uma servidora pública que utilizou o método de inseminação artificial. Após o intervalo da sessão, os ministros vão decidir o alcance da decisão.

 

A Corte julga o caso de uma servidora municipal de São Bernardo do Campo (SP) que pediu licença maternidade de 120 dias em função do nascimento do filho gerado a partir de inseminação artificial heteróloga (com óvulo da mãe não gestante).  

 

Apesar de comprovar o nascimento do filho, a licença foi negada pela administração pública diante da falta de previsão legal.

 

Inconformada com a negativa, a servidora recorreu à Justiça de São Paulo e ganhou direito à licença. Contudo, o município de São Bernardo também recorreu da decisão ao Supremo.

 

Ao votar sobre a questão, o ministro Luiz Fux, relator do processo, afirmou que, apesar de não estar expressa na lei, o Supremo deve garantir o cumprimento constitucional de proteção à criança. Para o ministro, mãe não gestante também tem direito à licença.

 

“A licença também se destina à proteção de mães adotivas e de mãe não gestante em união homoafetiva, que apesar de não vivenciarem as alterações típicas da gravidez, arcam com todos os demais papeis e tarefas que lhe incubem após a formação do novo vínculo familiar”, afirmou.

 

O ministro Alexandre de Moraes também reconheceu o direito à licença, mas divergiu do relator para garantir que as duas mulheres da união estável tenham o benefício.

 

“A Constituição estabeleceu uma licença maior para a mãe, vislumbrando a condição de mulher. Se as duas são mulheres, as duas são mães, é o Supremo que vai dizer uma pode e a outra está equiparando a licença-paternidade? Estamos replicando o modelo tradicional, homem e mulher”, concluiu.

 

A decisão que for tomada pelo STF deverá ser aplicada por todos os tribunais do país.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Membro de facção no Extremo Sul baiano é incluído no Baralho do Crime da SSP-BA

Pedro Brito de Jesus, conhecido como “PBL”, agora integra o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), sendo representado...

Caminhoneiro sob efeito de “rebite” foge por 100 km e tomba caminhão

Na noite de quinta-feira, um caminhoneiro de 38 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após uma perseguição alucinante na BR-153, em...

Mulher é esfaqueada e socorrida em estado grave em Teixeira de Freitas

Na noite de 24 de julho, um ocorrido alarmante chocou a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. Às 21h30, uma mulher de...