Ministra da Saúde é alvo do centrão e do PT do Rio por gestão de hospitais federais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ministra da saúde, Nísia Trindade virou alvo e está na mira dos partidos do centrão e do PT do Rio de Janeiro, por conta de uma portaria sobre os hospitais federais do estado. Segundo publicação do O Globo, a titular da saúde está sendo alvo de pressão tanto pelo Centrão que requisita liberação de verbas, quanto por parte de sindicalistas e de setores do PT do RJ. 

 

As administrações de equipamentos de saúde da sigla através de indicações para cargos de comando, foram transferidas para o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), que vai centralizar compras. 

 

A portaria publicada no último dia 23 de fevereiro obteve diferentes reações de diferentes setores. O setorial de Saúde do PT por exemplo, se mostrou contra a medida e realizou movimento político em Brasília para manifestar insatisfação à Nísia, além de protesto do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social do Rio (Sindsprev-RJ) na sede do DGH. 

Por conta da pressão, Nísia adiou a implementação das mudanças, antes previstas para esta quarta-feira. Agora, elas só entrarão em vigor, a partir do dia 8 de abril, após retificação publicada no Diário Oficial.
 

O caso é mais um da lista de embates. Partidos do Centrão têm reclamado com frequência do suposto bloqueio de emendas por parte da pasta, que alega usar critérios técnicos para a liberação do dinheiro. 

 

Uma equipe de técnicos, de acordo com interlocutores de Lira, via O Globo, começou a analisar cada uma das portarias, e há a possibilidade de que novos questionamentos sejam enviados à Nísia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente estadual do PT exalta “transformação da Bahia” e desenha chapa com Wagner e Rui Costa para 2026

O presidente estadual do PT na Bahia, Tassio Brito, celebrou a presença do presidente Lula e da...

Sem apoio do SUS, jovem gasta R$ 1,4 mil para evitar infecção em mão

Três meses após sofrer um grave acidente de moto na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, Jamyle Lopes Calixto, 18 anos, precisou recorrer...

Maisa rebate comentário sobre aparência e nega ter feito procedimento

Maisa Silva usou as redes sociais na sexta-feira para responder a comentários sobre a aparência dela, feitos por um internauta no X (antigo...