Universidade que usou nudez para “acolher” alunos deve ser investigada

Publicado:

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) entrou na mira da Câmara dos Deputados e poderá responder na Justiça após recepcionar novos alunos com uma “apresentação artística” de nudez. A performance ocorreu na sexta-feira (8/3), dentro do Prédio das Artes, onde são ministrados os cursos de Artes Visuais da Furg.

Na exibição chancelada pelo diretório acadêmico, estudantes veteranos ficaram nus para “acolher da melhor maneira possível” os calouros. A universidade argumentou que até mesmo crianças poderiam ter visto a apresentação, uma vez que não houve cenas eróticas.

A iniciativa gerou questionamentos nos corredores da universidade, sendo reprovada por parte do corpo docente. O episódio poderá ter, ainda, desdobramentos judiciais. Presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deverá solicitar ao Ministério Público Federal a abertura de uma investigação sobre o caso.

Recém-eleito presidente do colegiado, Nikolas pretende, antes de acionar o MPF, levar o assunto a seus pares na comissão. Veja, abaixo, vídeo de alunos confraternizando nus dentro da Universidade Federal do Rio Grande.

“Acolhida Cidadã” A Furg diz que a iniciativa fez parte do programa “Acolhida Cidadã”, que busca recepcionar “da melhor maneira possível” os calouros.

A instituição argumenta que, “devido à mudança de paradigma”, é necessário “mostrar o contexto da universidade” aos novos alunos, com “uma boa recepção daqueles que já estão inseridos nela”.

Ainda de acordo com a faculdade, o objetivo é pôr fim a trotes violentos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia e Vitória estão entre clubes mais prejudicados pelas decisões do VAR no Campeonato Brasileiro

O mês de outubro trouxe muitas polêmicas relacionadas à arbitragem e ao VAR. Um...

COP 30: DPU entra na Justiça para garantir funcionamento integral do BRT de Belém em dias de grandes eventos

A Defensoria Pública da União (DPU) protocolou uma ação civil pública contra a prefeitura de Belém, a União, o Estado do Pará e...