Líderes da oposição e do governo confirmam que ‘PEC da Reeleição’ será votada amanhã

Publicado:

Ao que tudo indica, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), apelidada de “PEC da Reeleição”, que defende o terceiro mandato do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), na mesma legislatura, fazendo com que ele tenha um terceiro mandato consecutivo no comando da Casa, será votada amanhã (19). Pelo menos foi o que asseguraram os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União), durante a sessão plenária desta segunda-feira (18). 

 

O que chamou atenção, no entanto, foi a mudança no discurso do líder do governo. Desde novembro do ano passado, quando a PEC foi protocolada com a assinatura de 46 deputados, Rosemberg vinha tergiversando sobre quando a matéria seria colocada em pauta alegando, inclusive, desconhecer o conteúdo da redação do texto.   

 

“A combinação com Adolfo Menezes e com os deputados do governo e oposição é de que a matéria será apreciada amanhã e vamos indicar a bancada do governo pelo voto favorável para que seja aprovada por unanimidade”, afirmou Rosemberg. Para ser aprovada, a PEC precisa do quórum qualificado de, no mínimo, 39 dos 63 deputados, o que não deverá ser difícil reunir, uma vez que Adolfo Menezes é muito bem quisto entre seus pares, que apoiam sua recondução. 

 

O líder da oposição Alan Sanches adiantou que, na tarde de hoje, haverá uma reunião entre ele, Rosemberg e Menezes para deliberar sobre a sessão de amanhã. “Se tudo acabar confluindo como nós esperamos, nós poderemos trazer essa notícia de que a PEC será votada amanhã. A gente não pode ser empecilho, eu e o deputado Rosemberg, do desejo da maioria”, frisou.  

 

Se aprovada, será feita uma alteração na Constituição da Bahia para permitir a recondução da Mesa Diretora por mais um mandato de dois anos. O entendimento se a recondução de Adolfo Menezes na presidência é legítimo ou não ficará a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF). Remando contra a maré, o deputado Hilton Coelho (PSOL) confirmou que vai votar contra. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras solicita instauração de inquérito para apurar ataques ao CT

Na madrugada do dia 10 de agosto, a Academia de Futebol do Palmeiras foi alvo de um ataque vandalizado que deixou todos em...

VÍDEO: Repórter da TV Bahia é ameaçado por traficante durante cobertura no Nordeste de Amaralina, em Salvador

Na manhã de segunda-feira (11), durante uma cobertura ao vivo no bairro Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, o videorrepórter Rildo de Jesus,...

Cadela é encontrada no deserto protegendo filhotes de forma inusitada

No coração do deserto, um vídeo que circulava nas redes sociais chamou a atenção de todos. A Rescue.Adopt.Foster, uma organização internacional sediada no...