A briga de Ana Hickmann e ex levantou questionamentos sobre possível alienação parental. Divorciados desde o fim do ano passado, eles têm protagonizado vários desentendimentos, inclusive a notícia “Ex da Ana Hickmann acusado de abandonar o filho”, foi veiculada recentemente.
Briga de Ana Hickmann e ex pode ser caso de alienação parental?
Em novembro de 2023, Ana Hickmann e Alexandre Corrêa anunciaram a separação, depois de 25 anos juntos. Contudo, a situação se tornou mais complexa quando dias depois os advogados de Alexandre ameaçaram processar Hickmann por alienação parental. Eles alegaram que ela estaria dificultando o contato entre pai e o filho, Alexandre, de 10 anos.
Na época, em um vídeo divulgado nas redes sociais, Corrêa revelou que não via o filho há 17 dias. No entanto, devido a uma medida protetiva contra ele por acusação de violência doméstica, Ana detinha a guarda da criança, impossibilitando o contato direto, que fosse mediado por ela, entre pai e filho
A advogada Fernanda Paiva, especialista em direito de família e sucessões, em entrevista ao Gshow, comentou que, nesse caso, aparentemente a situação não se enquadrava como alienação parental. Pois era de interesse do pai buscar outras formas de contato com o filho, como por meio de terceiros – avós e babá, por exemplo, antes de alegar alienação.
Nova acusação de alienação parental contra Ana Hickmann
No início de janeiro, Alexandre Correa, ex-marido de Ana Hickmann, solicitou a prisão da apresentadora, acusando-a novamente de alienação parental, conforme divulgado pelo jornal O Estadão. Alegou que Ana não havia entregado o filho para passar o período de férias escolares com ele entre os dias 3 e 10 de janeiro, conforme determinado pela Justiça.
Em resposta, Ana afirmou que a decisão judicial especificava que o período de férias de Alexandre com o filho seria entre 3 e 10 de janeiro, desde que não houvesse nenhum compromisso previamente agendado. Destacou que suas férias estavam programadas entre os dias 3 e 7 de janeiro, e que, após acordo entre os advogados de ambas as partes, o período foi alterado para os dias 9 a 17 de janeiro.
Sendo assim, alegação de alienação parental novamente não se manteve, pois, conforme esclarecido na nota da equipe de Ana, a decisão judicial estabelecia que Alexandre passaria as férias com o filho apenas entre os dias 3 e 10 de janeiro, caso não houvesse nenhum compromisso prévio.
O que é alienação parental?
Alienação parental é uma situação na qual um dos genitores (pai ou mãe), ou até mesmo terceiros – que tenham a guarda, influenciam negativamente a criança ou adolescente a fim de prejudicar o vínculo afetivo com o outro genitor.
Isso pode ocorrer de diversas formas, como difamando a imagem do outro genitor, dificultando ou impedindo o contato com ele, manipulando informações ou induzindo sentimentos de repúdio. O objetivo é criar uma relação de rejeição ou distanciamento entre o filho e o parte genitora alvo da alienação.
Essa prática é prejudicial ao desenvolvimento emocional e psicológico da criança e é considerada crime pelo ordenamento jurídico de muitos países, incluindo o Brasil.
Relembre a separação de Anna Hickmann
Em novembro de 2023, Ana Hickmann e Alexandre Corrêa se divorciaram após um episódio de agressão física por parte do até então marido durante uma discussão, marcando o fim do casamento.
Ana contou em entrevistas que uma crise financeira nas empresas do casal desencadeou a briga.
Também por conta disso, Alexandre enfrenta investigações por desvio de dinheiro, falsidade ideológica e está com dívidas acumuladas.
Ainda de acordo com Guinho Santos do Portal RD1, o ex de Ana Hickmann foi acusado de abandonar o próprio filho por não aparecer para visitá-lo nas datas marcadas, porém, por meio do advogado, Alexandre disse que a notícia, divulgada por Leo Dias, era falsa.
Comentários Facebook