Jogador Italiano é absolvido de acusação de racismo contra brasileiro por falta de prova

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


acerbi

A Federação Italiana de Futebol (FIFC) absolveu o zagueiro Francesco Acerbi, da Inter de Milão e da seleção da Itália, da acusação de racismo contra o brasileiro Juan Jesus, no Napoli, por falta de provas. “Considerando que o nível mínimo de certeza razoável quanto ao conteúdo discriminatório da infração cometida não foi alcançado, foi decidido não aplicar as sanções previstas pelo artigo 28 do código de justiça desportiva”, explicou Gerardo Mastandrea, juiz da FIGC. Segundo este artigo, Acerbi poderia ter sido punido com até dez jogos de suspensão, o que o faria perder o restante temporada europeia e colocaria em risco sua participação na Eurocopa (14 de junho – 14 de julho).

“O conteúdo discriminatório, sem colocar em dúvida a boa fé [de Juan Jesus], só foi percebido pelo jogador ofendido, sem nenhuma prova externa, seja por áudio, vídeo ou inclusive uma testemunha”, considerou o juiz. Em nota publicada em seu site, o Napoli afirmou estar “atônico” com a decisão. “Não é razoável pensar que ele [Juan Jesus] entendeu mal”, diz um trecho da nota. “Napoli não irá mais aderir a iniciativas meramente de fachada das instituições do futebol contra o racismo e a discriminação, continuaremos a fazê-las nós próprios, como sempre fizemos, com convicção e determinação renovadas”, acrescenta.

No dia 17 de março, durante o jogo entre Inter e Napoli pela 29ª rodada do Campeonato Italiano, Juan Jesus alertou ao árbitro que Acerbi havia feito um comentário racista. Conforme relatou em uma publicação em suas redes sociais, o italiano teria dito a ele o seguinte: “Vai-te embora preto, és apenas um preto”, escreveu. Depois da partida, o jogador brasileiro explicou nas redes sociais que Acerbi “passou do ponto”, mas que ambos haviam esclarecido as coisas em campo e que o zagueiro da Inter se desculpou.  ” No dia seguinte, Acerbi, convocado pela seleção da Itália para dois amistosos de preparação para a Eurocopa, deixou a concentração da ‘Azzurra’ depois de ter dado sua versão dos fatos aos dirigentes da FIGC e ter negado “qualquer intenção de ser difamatório, degradante ou racista”. “As declarações de Acerbi estão totalmente em desacordo com a realidade dos fatos”, denunciou Juan Jesus no Instagram”. “O racismo é combatido aqui e agora”, escreveu o brasileiro em sua publicação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Juan Jesus (@juan05jesus)

*Com informações da AFP

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Torcemos para o Sport Club Corinthians Paulista, não para o Sport Club Cássio Paulista’, diz presidente da Gaviões

A possível saída de Cássio agitou o Corinthians. Enquanto a diretoria ainda tenta o convencer a não aceitar uma proposta para se transferir para o Cruzeiro, torcedores se dividem se o ídolo deve ou não permanecer. Muitos estão com o coração partido e não desejam ver o goleiro com a camisa de outro clube, mas

Presidente de LaLiga confirma que Mbappé trocará o PSG pelo Real Madrid

O presidente da LaLiga, Javier Tebas, confirmou que Kylian Mbappé irá se juntar ao Real Madrid na próxima temporada de futebol na Europa. O atacante de 25 anos anunciou sua saída do Paris Saint-Germain na última semana e revelou que seu destino seria um clube fora da França. Tebas elogiou a qualidade do elenco do

Thiago Monteiro sofre derrota para chinês nas oitavas e dá adeus ao Masters de Roma

O cearense Thiago Monteiro deu adeus ao master 1000 de Roma, nesta terça-feira (14), ao ser derrotado pelo chinês Zhizhen Zhang por 2 sets a 0 em um confronto marcado pelo equilíbrio. O brasileiro, que teve chances de definir a primeira parcial, falhou nos momentos decisivos e acabou derrotado no final: 7/6 (7 a 4)