TAGS

PF deflagra operação de combate ao tráfico de animais ameaçados de extinção em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Leari e Rosalia, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa ao tráfico internacional de animais em Salvador. 

Agentes da corporação cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de animais, maus-tratos de animais e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

A investigação teve início com a notícia da apreensão de 17 micos-leões-dourados e 12 araras-azuis-de-lear, espécies endêmicas do Brasil e ameaçadas de extinção, no dia 12 de fevereiro deste ano, após a revista em uma embarcação brasileira, realizada pela Guarda Costeira da República Togolesa. 

De acordo com a PF, na ocasião, os tripulantes da embarcação, que deixou o Brasil com destino ao Benin transportando animais acompanhados de licenças CITES da Guiana inautênticas, foram presos em flagrante delito, por estarem na posse de animais protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), da qual o Togo é signatário. 

Os animais, vítimas do tráfico internacional, foram repatriados ao Brasil, em ação conjunta do Ibama com a Polícia Federal, tendo sido encaminhados a centros de reabilitação, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

 

Em risco de extinção, as Araras-Azuis-de-Lear são apenas encontradas na região do Raso da Catarina, na Bahia. Já os micos-leões-dourados são oriundos da mata atlântica do Rio de Janeiro. 
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Diretores e vice-diretores de Conjuntos Penais da Bahia mantém OAB ativa mesmo após assumirem cargos

O artigo 28 da Lei nº 8.906/94, que trata sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diz que a advocacia é incompatível para ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente à atividade policial de qualquer natureza.   Mesmo com este impedimento legal, ao menos 12 diretores e vice-diretores

Adolfo Menezes destaca o papel da mulher nos espaços de poder na Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), destacou o papel da mulher à frente do Poder Executivo no Estado. O chefe do Legislativo estadual recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e governadora em exercício, desembargadora Cynthia Resende, na rampa do Palácio Luís

União Brasil pode expulsar deputados estaduais que acompanharem governo em votações na AL-BA; sanção imediata suspende fundo eleitoral

Os deputados estaduais que votarem a favor do pedido de empréstimo de U$400 milhões (cerca de R$2 bilhões) do Governo do Estado, que poderá ser votado nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), poderão sofrer severas sanções da Executiva estadual do União Brasil.    Em reunião nesta segunda-feira (13), lideranças decidiram que os