Ao lado de Lula, Macron diz que decisão de convidar Putin para o G20 precisa ser consensual

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


53616082577 e9e195efc0 k

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou estar ao lado do Brasil na defesa de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. Durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Macron destacou a importância de não demonstrar fraqueza em casos de escalada de violência, defendendo o direito dos países de se organizarem em prol da democracia internacional. Durante a reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o francês ressaltou a condenação do Brasil à agressão da Ucrânia pela Rússia. Apesar de estarem do mesmo lado nessa questão, Macron destacou a possibilidade de tomarem decisões diferentes no futuro. Ele enfatizou que a França é uma potência de paz, mas não hesitará em se organizar para defender a democracia internacional. Além disso, declarou que convidar o presidente russo Vladimir Putin para reunião do G20 no Brasil pode ser “útil”, mas precisa ser uma “decisão consensual”.

O tema foi abordado após um jornalista questionar Lula sobre as declarações do líder europeu em relação à possibilidade da Otan enviar tropas contra a Rússia na guerra da Ucrânia. Por sua vez, Macron foi questionado sobre a decisão do Brasil de convidar Putin para o G20. O presidente francês afirmou que estará presente se houver uma chance de retomada da paz e opinou que a diplomacia brasileira “conduzirá as concertações da melhor maneira possível”. “O sentido deste clube é que deve ser consensual, com os outros 19. Esse será o trabalho da diplomacia brasileira”, afirmou Macron. Lula minimizou a distância do Brasil em relação à Ucrânia e reforçou a posição do país em condenar a invasão russa. O presidente brasileiro destacou a importância de buscar uma solução negociada para o conflito e defendeu a diversidade de opiniões nos fóruns internacionais. O convite para Putin participar do G20 foi visto por Lula como parte do processo democrático e da “convivência na diversidade”.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Biden diz que é possível trégua em Gaza ‘amanhã’, mas é preciso que Hamas liberte os reféns

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste sábado (11) que um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza seria possível até mesmo “amanhã” se o grupo islamista libertasse seus reféns. “Haveria um cessar-fogo amanhã se o Hamas libertasse os reféns”, disse Biden em um evento de angariação de fundos

Inundações no Afeganistão deixam mais de 300 pessoas mortas

Mais de 300 pessoas morreram em cheias súbitas no Afeganistão que atingiram inúmeras províncias do país, afirmou o Programa Mundial de Alimentos (PMA) neste sábado (11), enquanto as autoridades declararam estado de emergência e se apressam para resgatar os feridos. As fortes chuvas de sexta-feira provocaram numerosas inundações em aldeias e terrenos agrícolas em diversas províncias.

Rússia toma cinco povoados no nordeste da Ucrânia

As forças russas tomaram cinco povoados em sua nova campanha terrestre no nordeste da Ucrânia, informou o Ministério da Defesa russo no sábado (11). Jornalistas ucranianos relataram na véspera que as tropas russas haviam capturado Borysivka, Ohirtseve, Pylna e Strilecha, localizadas em uma “zona cinzenta” disputada militarmente na fronteira. Autoridades russas anunciaram a captura de